PUBLICIDADE

vc repórter: após feira, lixo fica por horas em rua no Rio

Leitor afirmou que, na zona norte do Rio, a Comlurb demora horas para remover o lixo após a feira

11 jun 2015 - 12h54
Compartilhar
Exibir comentários

Em qualquer rua, dia de feira costuma ser sinônimo de lixo espalhado e cheiro de peixe. Porém, no bairro Lins de Vasconcelos, zona norte do Rio de Janeiro, os moradores afirmam que a sujeira tem ficado na via por várias horas, gerando grande incômodo.

Siga o vc repórter no Twitter

Segundo o leitor José Carolos Pereira de Carvalho, a situação tem se repetido semanalmente, na rua Joaquim Méier. Ele disse que o serviço de limpeza deveria ser feito pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) nos minutos seguintes ao final da feira, mas, em alguns dias, acontece apenas no final da tarde.

Moradores se queixam de demora para o recolhimento do lixo
Moradores se queixam de demora para o recolhimento do lixo
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Procurada pelo Terra, a Comlurb afirmou que cabe aos feirantes cumprir o horário determinado para o encerramento das atividades e dispor, por meios próprios, de recipiente padronizado para depositar todo lixo produzido e ensacar os resíduos, colocando-o próximo à barraca, para ser coletado.

A empresa informou que, após o encerramento das atividades dos feirantes, uma equipe de garis faz a varredura e remoção dos resíduos, conforme estabelece o art.56 da Lei de Limpeza Urbana (LEI N º 3273/2001). Para finalizar o trabalho, um carro pipa lava o logradouro utilizando água de reuso. A companhia disse ainda que implantou, em agosto de 2013, um programa para conscientizar os trabalhadores e agilizar a limpeza e a desocupação da rua.

Restos de peixes e outros alimentos geram mau cheiro na rua
Restos de peixes e outros alimentos geram mau cheiro na rua
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Questionada sobre a média de tempo para remover o lixo após as feiras, a suposta demora para realizar o serviço na rua Joaquim Méier e as possibilidades de solução para o problema, a Comlurb não se manifestou.

O leitor José Carolos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade