PUBLICIDADE

Após acidente fatal, obras em Viracopos são retomadas parcialmente

Na semana passada, operário morreu em soterramento nas obras de ampliação do aeroporto de Campinas

27 mar 2013 - 16h32
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foram retomadas parcialmente nesta quarta-feira, respeitando as recomendações feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. "As obras foram retomadas em algumas frentes como terraplenagem, descarregamento de materiais, montagem de canteiro, pátio de vigas e acampamentos", afirmou, por meio de nota, o Consórcio Construtor de Viracopos (CCV), contratado para executar a obra. Na semana passada, um operário morreu em um deslizamento de terra e as obras foram interditadas.

Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) vistoriaram e constataram a falta de escoras laterais na construção. "Houve negligência do consórcio no fornecimento de proteção coletiva (escoramento), que poderia ter evitado o acidente fatal. A responsabilidade de manter a obra em perfeitas condições de segurança é unicamente do empregador, a quem compete fiscalizar o seu cumprimento e zelar pela integridade física de seus trabalhadores. Esperamos sinceramente que o consórcio tome providências em favor da família do acidentado", disse o procurador Alex Duboc Garbellini. 

De acordo com o MPT, o escoramento é exigido pelas normas de segurança do trabalho. No momento do acidente, os operários trabalhavam em um plano inclinado que levava até o local mais profundo da escavação, quando a terra desabou sobre dois deles. O MPT destaca que o terreno estava molhado e havia atividade de retroescavadeiras no entorno da escavação.

Vistorias periódicas

Em setembro do ano passado, o MPT, o Ministério do Trabalho e o Consórcio Aeroportos Brasil criaram um protocolo de trabalho em que a empresa se comprometeu a fornecer o cronograma das obras de ampliação do aeroporto e suas atualizações a cada 45 dias. O MPT também manteve vistorias periódicas no terminal.

A responsável pela operação do aeroporto de Viracopos afirmou também que deu início ao processo de apuração dos "fatores e das causas do acidente", que serão divulgadas quando forem concluídas. Segundo a concessionária, 1,8 mil operários vinham atuando em dois turnos das obras do novo terminal de passageiros, com inauguração prevista para maio do ano que vem.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade