PUBLICIDADE

Cidades

Apagão em Brasília é o 2º maior da história da cidade

22 out 2009 - 18h37
(atualizado às 19h15)
Compartilhar

O apagão que deixou oito cidades satélites do Distrito Federal semenergia elétrica por cerca de 25 minutos nesta quinta-feira foi o segundo maior apagão da história de Brasília, disse o diretor de manutenção e operação da Companhia Energética de Brasília (CEB), Amilton Naves. De acordo com a empresa, o problema atingiu 64% do Distrito Federal.

O apagão foi provocado pelo desligamento nas linhas de transmissão entre Furnas e a CEB. Entretanto, as causas do desligamento só serão conhecidas daqui a um mês, quando houver um estudo nas estações atingidas.

Segundo Naves, houve uma interrupção automática em quatro linhas, duas em Brasília/Norte e duas em Furnas. "A ocorrência foi na interligação que temos entre Brasília e Furnas", afirmou.

De acordo com Naves, a falta de investimentos e de manutenção nas linhas de transmissão de energia podem ter causado o desligamento. "Se pararmos para ver, esse desligamento tem uma dimensão bem razoável, porque pegou mais de 50% da região. Realmente faltam investimentos para evitar este tipo de problema", disse.

A falta de energia teve início às 11h05 e começou a ser reestabelecida gradualmente às 11h30. As regiões administrativas atingidas foram Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Sobradinho, Planaltina, São Sebastião, Águas Claras, parte de Taguatinga e parte de Ceilândia.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade