PUBLICIDADE

AM: balsa explode e três ficam gravemente feridos

Caso ocorreu em Manaus; embarcação transportava combustível

27 nov 2014 - 17h52
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Explosão aconteceu por volta das 9h30 (hora Manaus) desta quinta-feira, 27 de novembro</p>
Explosão aconteceu por volta das 9h30 (hora Manaus) desta quinta-feira, 27 de novembro
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra

Uma balsa de combustível explodiu na manhã desta quinta-feira na orla de Manaus. As chamas já foram controladas. Três pessoas ficaram gravemente feridas e estão internadas no setor de queimados do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. 

A explosão aconteceu por volta das 9h30 (hora Manaus). As balsas São José 1 e Concórdia estavam ancoradas no Rio Negro, em frente a ilha do Marapatá, próximo ao encontro das águas. Segundo a Marinha, as embarcações ficam aportadas nessa área aguardando serem carregadas com combustíveis das refinarias que ficam próximas ao local. 

A explosão foi originada na balsa São José 1. A força foi tão grande que partes da estrutura foram lançadas no meio do rio, a aproximadamente 50 metros de distância de onde as embarcações estavam. 

<p>Balsas São José 1 e Concórdia estavam ancoradas no Rio Negro, em frente a ilha do Marapatá, próximo ao encontro das águas</p>
Balsas São José 1 e Concórdia estavam ancoradas no Rio Negro, em frente a ilha do Marapatá, próximo ao encontro das águas
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra

Na hora da explosão três pessoas estavam nas balsas. Duas foram arremessadas no rio e uma terceira permaneceu dentro a embarcação. Equipes de socorro da Marinha, que mantém uma base naval nas proximidades, rapidamente chegaram ao local. 

Os feridos foram resgatados e levados para a margem, onde equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) socorreram as vítimas e as levaram para o setor de queimados do Hospital 28 de Agosto, que fica em Adrianópolis, na zona centro-sul de Manaus.

Em pouco mais de duas horas, os bombeiros da Marinha conseguiram apagar o incêndio. Segundo a assessoria de impressa da corporação, como as balsas estava vazias, o controle das chamas foi realizado rapidamente. Segundo a Marinha, 30 homens e três embarcações trabalharam no combate as chamas.

Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra

Será a própria Marinha que irá investigar as causas da explosão. Suspeita-se de que alguma fagulha tenha causado uma reação com os gases inflamáveis que ficam nos tanques e, isso, tenha ocasionado a explosão. "Nossa equipe já está levantando essas causas, que será objeto de um inquérito. Ainda é muito prematuro para especular qualquer coisa", disse o capitão de flotilha, Marcelo de Nóbrega.

<p>Três pessoas ficaram gravemente feridas na explosão</p>
Três pessoas ficaram gravemente feridas na explosão
Foto: Samu
Susto e feridos

A explosão assustou muitas pessoas em Manaus. O barulho fez muitas pessoas que estavam no porto da Ceasa, que fica há uns 3 quilômetros do local da explosão, pensar que um avião ou helicóptero da marinha haviam caído no rio. "Aqui perto fica a base aérea e uma unidade de helicóptero da Marinha, por isso achamos que ou um avião ou um helicóptero tinha caído. Foi um barulho muito alto", contou Frank Dias, barqueiro do porto da Ceasa.

Até o início da tarde de hoje os três resgatados da balsa permaneciam internados. Segundo a assessoria de imprensa do 28 de Agosto, Nilton Souza Freitas, de 32 anos, e Vanderli de Lima Carvalho, também de 32 anos, tiveram fraturas em braços e pernas. Os dois foram as vítimas arremessadas da balsa com a explosão.

Já Fernando Souza Figueiredo, de 26 anos, teve 70% do corpo queimado. Segundo a nota, face, tórax, abdome e braços tiveram queimaduras. Ele passou por cirurgia e segue internado em estado gravíssimo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade