PUBLICIDADE

Alagoas paralisa obras e libera máquinas para limpar cidades

23 jun 2010 - 17h37
(atualizado às 18h43)
Compartilhar

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, determinou nesta quarta-feira a paralisação das obras em execução no Estado e liberou o uso das máquinas para a limpeza das cidades. Segundo o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, são 65 equipamentos para a realização desse serviço. "Já temos pessoas e máquinas trabalhando", afirmou o secretário.

A cheia do rio Mandau encheu de lama o município de Branquinho (AL)
A cheia do rio Mandau encheu de lama o município de Branquinho (AL)
Foto: AFP

A iniciativa foi proposta durante uma reunião, no Palácio República dos Palmares, com secretários de Estado, para avaliar as ações já realizadas e pedir agilidade nas medidas que deverão ser tomadas no sentido de amenizar os problemas causados pelas chuvas nos municípios. Teotonio determinou que as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Infraestrutura (Seinfra) e a Defesa Civil Estadual trabalhassem em conjunto na otimização das informações com relação aos danos causados e na arrecadação de donativos.

De acordo com dados da Defesa Civil e da Infraestrutura, os municípios de União dos Palmares, Branquinha, Rio Largo, Viçosa, Santana do Mundaú e Quebrangulo são os mais críticos em termos de destruição. As chuvas deixaram ao menos 40 mortos, 43.949 desabrigados e 72.239 desalojados em Alagoas e Pernambuco, de acordo com balanços da Defesa Civil de cada Estado.

Plano de ação
Durante a reunião, Marco Fireman apresentou o plano de trabalho aprovado pelo Ministério da Integração que tem o objetivo de atender a comunidade em um curto prazo. O projeto prevê o aluguel de 180 carros-pipa por mês para o abastecimento de água em todos os municípios, a compra de 10 mil kits para higiene pessoal, 4 mil kits domésticos e o fornecimento de 200 mil quentinhas durante 15 dias - que já tem distribuição prevista para esta quinta-feira. Cada cidade será atendida de acordo com a sua demanda.

A secretaria de Estado da Saúde disponibilizou nove equipes da saúde que estão trabalhando nos municípios, fez a compra de 20 mil colchões e 8 mil lençóis. Cinco caminhões estão realizando a distribuição de remédios e medicamentos correlatos como curativos e seringas. As vacinas antitetânicas também já foram asseguradas pela secretaria.

Arrecadação
O governador defendeu o aprimoramento das arrecadações e falou sobre o apoio que vem recebendo de outros Estados e de instituições privadas. "Vamos verificar o que já conseguimos arrecadar e o que estamos precisando mais. Já consegui R$ 500 mil com o Banco Bradesco e ainda vou entrar em contato com outros Bancos; já recebi apoio dos governadores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, enfim, todos estão sendo solidários", disse. "Também estou contando com o apoio do presidente Lula, que me assegurou que está junto na reconstrução das cidades e disse que vai arcar com o que for necessário", afirmou.

Teotonio também defendeu a celeridade na elaboração dos projetos de reconstrução. "Precisamos ter isso pronto para enviar ao governo Federal". O governador ressaltou ainda a participação da sociedade na repercussão das necessidades de donativos. "Estou muito aflito porque eu vi tudo se acabando; a gente precisa de muita ajuda, só quem vê os municípios entende a gravidade da situação", afirmou o governador.

Por determinação da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, o governador deve receber, nesta quarta-feira, uma estimativa elaborada da Defesa Civil dos danos ocorridos. Os dados serão utilizados na edição da Medida Provisória que deverá ser publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade