PUBLICIDADE

SP: agência prorroga outorga do Sistema Cantareira à Sabesp

11 jul 2014 - 10h47
(atualizado às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou a outorga de direito de uso da água do Sistema Cantareira concedida à Sabesp para até 31 de outubro de 2015. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta e considerou a situação do Sistema, que enfrenta a pior crise de sua história, como de “excepcionalidade” diante da “baixa disponibilidade hídrica na bacia do Rio Piracicaba, que resultou em vazões afluentes aos aproveitamentos do Sistema Cantareira em magnitudes inferiores às mínimas já registradas anteriormente desde 1930”.

Segundo a resolução, “os dados hidrológicos até dezembro de 2014 deverão ser considerados nos estudos a serem apresentados quando do novo requerimento de renovação da outorga do Sistema Cantareira, a ser apresentado pela Sabesp até 30 de abril de 2015”.

Nesta sexta-feira, o Sistema Cantareira atingiu 18,6% da sua capacidade, contando com a captação do volume morto, iniciada em maio. Calculando apenas o volume útil dos reservatórios, esse índice seria de apenas 0,1% hoje.

A chuva média acumulada em julho atingiu 28, 6 mm e está dentro da média histórica. O sistema abastece 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade