PUBLICIDADE

Agência federal sai de grupo de crise do Cantareira

Sistema Cantareira é o principal fornecedor de água para a Grande São Paulo e enfrenta grave crise

20 set 2014 - 12h00
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Grande São Paulo sofre com a estiagem no Sistema Cantareira
Grande São Paulo sofre com a estiagem no Sistema Cantareira
Foto: WWC/AFP

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou na sexta-feira a retirada do Grupo Técnico de Assessoramento para a Gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira). A agência enviou ofício ao superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) propondo também a revogação do grupo criado em 12 de fevereiro deste ano.

O sistema Cantareira é o principal fornecedor de água para a Grande São Paulo, abastecendo cerca de 9 milhões de pessoas. Desde fevereiro deste ano, o Cantareira passa por forte crise, tendo, inclusive, que utilizar o volume morto para conseguir superar a falta de chuvas.

De acordo com o Ofício, a decisão baseia-se “nas manifestações do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, na qual ele nega acordo sobre a proposta de novos limites de retirada de água do Sistema Cantareira para a Região Metropolitana de São Paulo”.

O comunicado diz ainda que o secretário negou acordo para que a Sabesp reduzisse o volume de água que retira do sistema. A ANA afirma ter deixado o comitê “especialmente” pela falta de novas definições sobre o assunto. A agência defende a redução da vazão para poupar o sistema, mas o governo não quer assumir esse compromisso para evitar o desabastecimento da região metropolitana.

O GTAG foi criado com a finalidade de assessorar a administração do armazenamento de água do Sistema Cantareira durante a crise.

Ao jornal Folha de S.Paulo, a pasta afirmou que lamenta a decisão da agência, mas estranha o momento em que foi tomada, Já o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, não se pronunciou sobre o assunto.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade