PUBLICIDADE

Aeronáutica apura causa de acidente; PF ajuda na perícia

O avião teria arremetido por causa do mau tempo

13 ago 2014 - 10h56
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Policia Federal enviou seis peritos para auxiliar na identificação dos corpos do avião Cessna 560 XL, que caiu nesta quarta-feira na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, tendo como vítimas o candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e membros da sua equipe de campanha. 

De acordo com o Comando da Aeronáutica, quando se preparava para o pouso, no aeroporto do Guarujá, o avião arremeteu por causa do mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

A aeronave caiu em uma área residencial, no Boqueirão
A aeronave caiu em uma área residencial, no Boqueirão
Foto: Delamônica / Futura Press

A Aeronáutica informou que já iniciou as investigações para apurar fatores que possam ter contribuído para o acidente. O jato particular havia saído do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com os certificados de aeronavegabilidade e inspeção anual de manutenção em dia.

Pelo menos 45 bombeiros atuam no local da tragédia. A equipe deve fazer, nas próximas horas, as buscas com auxílio de cães farejadores por restos mortais das vítimas. Pelo menos 12 pessoas se feriram no acidente, a maioria com queimaduras leves.

O chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, relatou que ao menos dez imóveis foram atingidos pela aeronave, sendo que uma das casas ficou destruída. Essa informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

A assessoria do PSB divulgou a lista dos passageiros da equipe da campanha que estariam na aeronave. São eles: Pedro Valadares (assessor direto de Eduardo Campos), Carlos Percol (assessor de imprensa), Alexandre Severo (fotógrafo oficial da campanha), Marcelo Lyra (cinegrafista da campanha).

A mulher de Campos, Renata Campos, e o cinco filhos do casal não estavam a bordo do jato. A vice de Campos, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), embarcaria nesta quarta-feira junto com Campos, mas na última hora, mudou o planejamento e decidiu embarcar em um avião de carreira com assessores, segundo informações da colunista Mônica Bergamo.

<p>Comando da Aeronáutica informou que era um jato Cessna 560XL</p>
Comando da Aeronáutica informou que era um jato Cessna 560XL
Foto: Wikimedia
Manutenção da aeronave estava em dia

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, estava com a manutenção em dia. De acordo com o órgão regulador, a manutenção anual do avião era válida até 14 de fevereiro de 2015 – a aeronave foi inspecionada em fevereiro deste ano.

A Anac afirmou que o Certificado de Aeronavegabilidade (CA), que atesta as condições da aeronave, era válido até 22 de fevereiro de 2017. O avião tinha capacidade para transportar 12 passageiros.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade