Aeromóvel: saiba como funciona a tecnologia e confira o trajeto do veículo
Sistema pioneiro é considerado rápido, seguro, econômico e sustentável; movimento do veículo é gerado através do vento, sem prejuízo ao ambiente
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O aeromóvel está finalmente pronto para sua estreia no Brasil. O veículo movido a ar representa um meio de transporte pioneiro, que combina eficiência e sustentabilidade, e foi totalmente desenvolvido no País
Foto: Daniel Favero / Terra
Há meses em fase de testes, o aeromóvel está deixando sua operação experimental e deve ser inaugurado em Porto Alegre (RS) em agosto, em cerimônia que deve contar com a presença de presidente Dilma Rousseff
Foto: Daniel Favero / Terra
O sistema automatizado cumpre sua primeira conexão ao longo de 814 metros em aproximadamente dois minutos: um trajeto curto, mas frequentemente congestionado
Foto: Guilherme Justino / Terra
O veículo conta com duas portas, que só abrem quando o aeromóvel está pronto para receber passageiros
Foto: Daniel Favero / Terra
O percurso inaugural funciona entre dois terminais, ligando a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha
Foto: Guilherme Justino / Terra
O movimento é feito sobre trilhos, com as rodas de aço do veículo. A propulsão é pneumática: feita através da força dos ventos a partir de um gerador localizado abaixo da estação
Foto: Guilherme Justino / Terra
Um comunicador instantâneo com o centro de controle garante uma ligação de emergência caso haja problemas
Foto: Guilherme Justino / Terra
As viagens, por enquanto, são feitas em caráter experimental. Tonéis fazem parte do teste como simulação de peso
Foto: Guilherme Justino / Terra
O primeiro aeromóvel do Brasil, o A100, tem capacidade para 150 passageiros e pesa cerca de 10 toneladas
Foto: Guilherme Justino / Terra
Outro veículo está sendo fabricado e deve chegar a Porto Alegre no final de setembro podendo receber 300 passageiros: o dobro da capacidade
Foto: Guilherme Justino / Terra
A Trensurb estima que o sistema irá atender a 7,7 mil passageiros por dia
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em seu trajeto, o aeromóvel passa bastante próximo do viaduto que leva à estação de trens, mas os responsáveis garantem que a segurança está garantida
Foto: Guilherme Justino / Terra
Além do centro de operações, dois contêineres com motores e sistemas de controle ficam abaixo do aeromóvel, com alternativas no caso de alguma falha
Foto: Daniel Favero / Terra
O projeto foi orçado em aproximadamente R$ 37,8 milhões e desenvolvido totalmente no Brasil. Um segundo aeromóvel, com o dobro da capacidade, deve começar a operar em 2014. Enquanto um funcionar, o outro fica estacionado em uma área recuada
Foto: Daniel Favero / Terra
Sidemar Francisco da Silva, gestor do projeto do aeromóvel, apresenta a sala onde se encontra o motor principal do sistema. Ali está o motor elétrico que gera energia para mover o ventilador
Foto: Daniel Favero / Terra
O GMP (Grupo Moto Propulsor) que move o veículo é composto de um motor elétrico e um ventilador industrial
Foto: Daniel Favero / Terra
O ventilador de alta rotação move o veículo através do deslocamento do ar
Foto: Daniel Favero / Terra
Há mais de um sistema de reserva que serve como forma de backup caso o aeromóvel apresente falhas. Uma subestação localizada no térreo da Estação Aeroporto conta com um painel de controle extra
Foto: Daniel Favero / Terra
O sistema é todo automatizado e, depois de configurado, funciona sem necessidade de ação humana - tudo supervisionado pelos técnicos
Foto: Daniel Favero / Terra
Todo o sistema que movimenta o aeromóvel é controlado por computadores, com opção de controle manual, caso haja necessidade. Durante as viagens, não há condutores a bordo