PUBLICIDADE

Achocolatado com detergente terá recall; vítimas no RS vão a 39

6 out 2011 - 19h47
(atualizado às 21h50)
Compartilhar

A Pepsico, produtora do achocolatado Toddynho, protocolou no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça campanha de recall para recolhimento dos lotes L4 32 05:30 a L4 32 06:30 do produto. A empresa vai efetuar a troca por similar ou a restituição de valores. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul informou nesta quinta-feira que já foram registradas 39 notificações de pessoas apresentando sintomas relacionados à ingestão do achocolatado, envasado equivocadamente com detergente, segundo comunicado divulgado hoje pela PepsiCo.

O recall abrange cerca de 80 unidades do produto a venda no Rio Grande do Sul. A PepsiCo admitiu falha no envasamento das embalagens, que teriam sido preenchidas com produto de limpeza à base de água e detergente durante o processo de higienização dos equipamentos. O lote problemático foi produzido entre as 5h30 e as 6h30 de 23 de agosto em Guarulhos, São Paulo, e tem validade até o dia 19/02/2012.

"A empresa recolheu imediatamente, ainda dentro das fábrica, as embalagens impróprias para o consumo, porém cerca de 80 delas chegaram ao mercado. Vale reforçar, portanto, que essa irregularidade não se deve a um problema na formulação do produto, que tem sua qualidade reconhecida em 30 anos no mercado brasileiro, mas de uma questão pontual no processo de envasamento", justifica a PepsiCo, que "mobilizou imediatamente sua força de vendas para recolher as unidades (...) que estavam no mercado".

A empresa ainda afirma ter disponibilizado um médico para os consumidores que tiveram contato com o lote alterado. O Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) examinou 23 amostras, em caixas de 200 ml, e apenas um lote teve confirmado um pH impróprio para o consumo humano.

Em relação aos demais lotes, é aguardado laudo de inspeção na indústria pela Vigilância Sanitária de São Paulo e pronunciamento da Anvisa. Até lá, será mantida a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista do Estado.

São 15 os municípios em que ocorrências desse tipo foram informadas. Até a sexta-feira passada, 12 pessoas haviam reclamado de ardência e irritação na mucosa da boca após a ingestão do líquido. Os casos foram registrados em Cachoeirinha (1), Canoas (2), Caxias do Sul (3), Chiapetta (1), Erechim (2), Estância Velha (1), General Câmara (1), Gravataí (7), Imbé (1), Novo Hamburgo (1), Passo Fundo (1), Porto Alegre (13), Rio Pardo (1), São Leopoldo (2) e Taquari (2).

O lote L4 32 apresentou um pH de 13,3, alcalino, considerado um índice muito alto para um alimento. Os demais lotes estão com pH considerado satisfatório. O CEVS recomenda que a população suspenda o consumo de Toddynho, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade