PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

AC: cidades estão em emergência devido a doenças de haitianos

Cerca de 1,4 mil haitianos entraram no Brasil através da fronteira acreana

16 abr 2013 - 13h50
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira reconhece que as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, no Acre, estão em situação de emergência por causa de doenças infecciosas, conforme definição da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ontem, o Ministério das Relações Exteriores conduziu uma reunião com missões diplomáticas de Haiti, Equador, Peru e Bolívia para tratar da situação dos cerca de 1,4 mil haitianos que entraram no Brasil através da fronteira acreana.

Força-tarefa define ações para regularizar situação de haitianos no AC

Apenas imigrantes haitianos receberão vistos de permanência no Brasil

Acre decreta estado de emergência por descontrole de imigrantes haitianos

A decisão se baseou no decreto de situação de emergência do Estado do Acre, que considerou os sérios riscos à saúde, dos imigrantes e dos nacionais, causados por doenças como dengue e malária, dentre outras. Além disso, havia a necessidade de rápida resposta do poder público para a preservação da saúde e da vida humana na região. 

No último sábado, o governo anunciou três frentes de trabalho de uma força-tarefa para regularizar a situação dessas pessoas. O governo federal terá, até outubro, dados consolidados das rotas utilizadas pelos haitianos que entram ilegalmente no País.

 “Queremos encontrar o caminho de evitar esses aumentos repentinos e, digamos assim, introduzir previsibilidade no fluxo na medida em que continue havendo um interesse pela população haitiana de emigrar para o Brasil, para que seja dentro da legalidade, dentro do respeito de seus Direitos Humanos e no combate a toda essa ilegalidade e essa atividade criminal que às vezes vêm associada a ela”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade