PUBLICIDADE

À espera de reforma, praça Roosevelt chega aos 40 anos

25 jan 2010 - 10h32
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

Nesta segunda-feira, a Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, completa 40 anos de sua inauguração. Ela foi um presente à cidade por ocasião dos 416 anos do município. Projetada durante a gestão do prefeito Faria Lima, em 1968, demorou dois anos para ficar pronta e foi entregue pelas mãos de seu sucessor, Paulo Maluf. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente militar Emílio Garrastazu Médici.

Com uma arquitetura curiosa, a praça tem cinco pavimentos. Dois deles abrigam a ligação leste-oeste da cidade, há dois subsolos de estacionamento, que estão desativados, e a praça em cima tem o formato de um pentágono, que a prefeitura de São Paulo pretende demolir durante a reforma prevista para este ano.

Para comemorar a data, Dario Bueno, 62 anos, idealizou uma exposição com 43 painéis que trazem imagens raras da construção e da inauguração da praça. Bueno, que é colecionador e comerciante de imagens, conta que as imagens foram feitas por um morador da região, que registrou todo o período da obra e o dia da inauguração. Essas imagens foram compradas por ele anos atrás e, agora, disponibilizadas na exposição.

"Na verdade, o autor das imagens é desconhecido. Esse lote foi comprado, mas ninguém sabe exatamente quem é o autor. É um trabalho muito interessante e essas imagens são praticamente únicas", diz Bueno. De acordo com ele, nem mesmo a construtora da obra tem imagens da época, que foram perdidas durante um incêndio em seu escritório.

A reforma da praça, anunciada após a eleição do então prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), se arrasta desde 2005. Em várias oportunidades o atual prefeito, Gilberto Kassab, prometeu a reforma, mas ela nunca saiu do papel. A Emurb(Empresa Municipal de Urbanização), pretende iniciar as obras neste ano.

A intervenção total do local, que prevê receber recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), deverá custar cerca de R$ 40 milhões. O projeto prevê plantar mais de 200 árvores de espécies nativas no local e construir rampas e conjuntos de escadas para melhorar a acessibilidade, além da reforma dos estacionamentos. Também está no roteiro a instalação de bases da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar.

A exposição começará nesta segunda-feira, a partir das 19h, após uma cerimônia na igreja da Consolação. O repicar dos sinos vai abrir oficialmente a mostra, que estará espalhada ao redor da praça, na entrada do comércio local.

Cerimônia de inauguração da praça Roosevelt ocorreu há 40 anos
Cerimônia de inauguração da praça Roosevelt ocorreu há 40 anos
Foto: Reprodução
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade