PUBLICIDADE

Cidades do sul do Brasil seguem em alerta pelas fortes chuvas

16 jul 2015 - 11h11
Compartilhar
Exibir comentários

Quase 140 cidades dos três estados do sul do Brasil estão em estado de alerta e algumas declararam nesta quinta-feira emergência pelas fortes chuvas que afetam a região, fronteiriça com a Argentina, Paraguai e Uruguai.

Em Santa Catarina, 48 municípios foram afetados pelas chuvas acompanhadas de vendavais, granizo, deslizamentos e inundações, que atingiram pelo menos 2,8 mil pessoas, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil desse estado.

Dos 48 municípios em alerta, 13 se declararam em estado de emergência, enquanto as cidades de Saudade, Coronel Freitas e Maravilha decretaram situação de calamidade doméstica.

Nesse estado uma mulher morreu ao ser arrastada pela correnteza de um rio transbordado e um jovem foi eletrocutado por um raio, enquanto oito pessoas ficaram feridas.

No total, foram 880 residências e 30 prédios de empresas afetados em sua estrutura por causa das chuvas.

No vizinho estado do Paraná, a Defesa Civil indicou que 33.310 pessoas sofreram pelos estragos das chuvas em 50 municípios e um jovem morreu na cidade de Araruna ao tentar atravessar um rio próximo a sua casa.

No Paraná 50 pessoas ficaram feridas, segundo o reporte do organismo de socorro.

O município mais afetado no Paraná é Francisco Beltrão, que foi atingido por um tornado com velocidades superiores a 115 km/h.

Na fronteira com o Paraguai e Argentina, os níveis dos rios Paraná e Iguaçú vêm subindo e a hidrelétrica Binacional Itaipu teve que abrir suas comportas para deixar passar cerca de 9,5 milhões de litros de água por segundo que tinha como excedente e não era usada na produção de energia.

As previsões climáticas no Paraná são de chuvas "instáveis" para os próximos dias.

No Rio Grande do Sul, foram afetados 41 municípios e 4.856 pessoas, de acordo com a Defesa Civil do estado.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade