Para ampliar as missões de reabastecimento em voo e transporte de tropas e carga, a Força Aérea Brasileira (FAB) encomendou à Embraer uma nova aeronave que substituirá o cinquentão Lockheed C-130 Hércules. Para ampliar as missões de reabastecimento em voo e transporte de tropas e carga, a Força Aérea Brasileira (FAB) encomendou à Embraer uma nova aeronave que substituirá o cinquentão Lockheed C-130 Hércules. Pesando cerca de 81 t, o KC-390 deverá entrar em entrar em operação em 2016. Saiba mais sobre o KC-390, o maior avião brasileiro: Raio-X CARACTERÍSTICAS Comprimento: 33,91 m Envergadura: 35,05 m Altura: 10,26 m Tripulação: 3 (1 piloto, 1 copiloto e 1 engenheiro de voo) Propulsão: 2 motores turbofan DESEMPENHO Peso máximo: 81 t Carga máxima: 23 t Velocidade máxima: 850 km/h Alcance: 6.204 km (cruzeiro de longo alcance com 19 t de carga) Teto de serviço: 10.973 m Distância mínima de decolagem: 1.100 m (missões táticas); 1.300 m (normal) e 1.630 m (transporte logístico) EMPREGO Transporte de cargas Lançamento de paraquedistas Reabastecimento em voo de aviões e helicópteros Busca e resgate Combate a incêndios florestais Lançamento de cargas em voo Transporte de tropa Evacuação de feridos Compartimento de carga Largura: 3,35 m Altura: 2,94 m (mínima) e 3,20 m (máxima) Comprimento: 12,68 m (piso) e 18,54 m (teto) CAPACIDADE Transporte de até 80 soldados Assentos para 64 paraquedistas 7 pallets de carga Espaço para até 74 macas Embarque de 1 tanque ou 3 veículos utilitários Antecessor Projetado na década de 1950, o Lockheed C-130 Hércules detém o recorde do mais longo ciclo de produção de aviões militares em toda a história. Atualmente, existem mais de 40 versões do Hércules em uso em mais de 90 países. No Brasil, estão em operação 23 unidades. Equipado com quatro motores turboélice, o Hércules é um sucesso comercial devido à sua versatilidade e robustez. Capaz de aterrissar ou decolar em pistas curtas ou improvisadas, é o principal avião de transporte de tropas e carga no mundo. Entretanto, sua idade avançada motivou a Força Aérea Brasileira (FAB) a procurar um substituto moderno, papel que o KC-390 pretende desempenhar. RAIO-X Comprimento: 29,8 m Envergadura: 40,4 m Altura: 11,6 m Tripulação: 5 (2 pilotos, 1 navegador, 1 engenheiro de voo e 1 técnico de carga) Propulsão: 4 motores turboélice Peso máximo: 70,3 t Carga máxima: 20 t Capacidade de carga: 92 passageiros; ou 64 paraquedistas; ou 74 macas; ou 6 pallets de carga; ou 3 veículos utilitários; ou 2 blindados de transporte de tropas Velocidade máxima: 592 km/h Alcance: 3.800 km Teto de serviço: 10.060 m Distância mínima de decolagem: 1.093 m (carregado) ou 427 m (vazio) Projeto O KC-390 é um avião de reabastecimento (representado pela letra 'K') e transporte (letra 'C') de médio porte desenvolvido pela Embraer para modernizar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Em abril de 2009, foi assinado um contrato de R$ 3 bilhões para o desenvolvimento e construção de dois protótipos em um prazo de sete anos. Segundo a FAB, o voo inaugural está previsto para 2014, enquanto a entrega das primeiras das 28 unidades deve ocorrer em 2016. Trata-se da maior aeronave já projetada no Brasil - a título de comparação, o KC-390 é quase 50% mais pesado do que o maior avião fabricado hoje pela empresa, o Embraer 190. Com desempenho e capacidade de carga superiores aos do C-130 Hércules, o KC-390 deve ser capaz de pousar em locais inóspitos (como na Amazônia e na Antártida) e em zonas de conflito, possibilitando o desembarque imediato de tropas e carros de guerra, além de fazer o reabastecimento de aeronaves em pleno voo. Incentivo à indústria nacional Segundo a FAB, uma das premissas fundamentais do projeto é que seja priorizada a indústria nacional na produção do KC-390. Órgãos como o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) oferecerão linhas de financiamento para empresas nacionais que ingressarem no projeto. A ideia é favorecer as empresas locais nos contratos para o fornecimento de itens cuja tecnologia já é produzida no Brasil. Os itens nacionais vão desde a blindagem até armários, equipamentos de apoio em solo, escadas, cozinha de bordo e a estrutura necessária para a linha de montagem. A expectativa, segundo a FAB, é que a produção do KC-390 gere 12,6 mil empregos no País. Paralelo ao incentivo às empresas brasileiras, o projeto do KC-390 também envolve indústrias estrangeiras, que vão fornecer equipamentos que ainda não são fabricados no Brasil, como turbinas e o radar. Nesses casos, serão assinados acordos de offsets, compensações econômicas para o Brasil por meio de parcerias dos estrangeiros com empresas nacionais - que são beneficiadas, por exemplo, com transferência de tecnologia. Equipamentos De acordo com a Embraer, o KC-390 usa equipamentos de aviônica 'no estado da arte', como sistemas de controle de voo totalmente elétricos (fly-by-wire). O avião ainda é equipado com um moderno sistema de missão abrangente, incluindo o cálculo preciso do ponto de lançamento de carga (CARP). Veja a seguir alguns dos equipamentos incluídos na aeronave: Sistema de autoproteção (SPS): garante a capacidade de reconhecimento do entorno e sobrevivência em ambientes hostis, permitindo à aeronave detectar e reagir a diversas ameaças. Contramedidas para mísseis infravermelhos (DIRCM): segundo o fabricante, trata-se da mais moderna e eficiente arma contra esse tipo de ameaça. Utiliza um laser de última geração, baseado em fibra ótica, capaz de gerar um feixe de energia para inibir mísseis guiados por infravermelho quilômetros antes de eles ameaçarem o KC-390. Head up display(HUD) duplo: fornece informações no campo de visão dos dois pilotos durante todas as fases do voo. A funcionalidade de decolagem sob baixa visibilidade permitirá ao KC-390 operar seguramente sob condições severas e adversas. Além disso, uma câmera colorida instalada na cabine de pilotagem gravará a visão do piloto sobreposta com as informações geradas pelo HUD, para fins de análise das missões. Exportações Além das 28 intenções de compra da FAB, o KC-390 atraiu o interesse de outros cinco países, que pretendem adquirir pelo menos 32 aparelhos. Os possíveis compradores do novo avião da Embraer são o Chile (6), a Colômbia (12), a Argentina (6), Portugal (6) e República Tcheca (2). A previsão é de que o KC-390 renda ao Brasil em torno de US$ 20 bilhões (R$ 33,76 bilhões) em exportações. mais especiais de notícias