PUBLICIDADE

Butantan recupera livros históricos após incêndio em acervo

18 mai 2010 - 19h42
(atualizado às 20h13)
Compartilhar

O Instituto Butantan informou nesta terça-feira que recuperou 42 livros de registro da coleção de serpentes da instituição. Os originais estavam armazenados em um local distante do incêndio que atingiu o Prédio das Coleções no último sábado. Apenas três livros ainda precisam ser localizados.

Incêndio em laboratório do Instituto Butantan destruiu acervo de cobras, aranhas e escorpiões
Incêndio em laboratório do Instituto Butantan destruiu acervo de cobras, aranhas e escorpiões
Foto: Nelson Antoine/Foto Arena / Agência Estado

No incidente foram queimadas mais de 82 mil serpentes, além de milhares de outros répteis, aranhas e escorpiões, no que era a maior coleção de ofídios tropicais do mundo. "Eram 77 mil serpentes classificadas e outras cinco mil em processo. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui. São 100 anos de história", disse o cientista Francisco Franco, curador da coleção.

Nos livros há registros de todas as espécimes que estavam armazenadas no prédio atingido pelo fogo, incluindo nome científico e popular, data e local de coleta, nome do coletor, além de outras informações sobre as características de cada um deles.

Com isso, há a preservação do histórico, que irá proporcionar estudos sobre as localidades onde os animais foram encontrados, além de levantamentos sobre as espécies contidas na coleção. Também foram preservados todos os arquivos digitalizados referentes a esses livros, que tinham sido copiados e arquivados em local diferente do incidente.

Todo o material didático, rotineiramente enviado às escolas, universidades e instituições de ensino pelo Butantan também foram resgatados sem qualquer prejuízo. São exemplares de cobras disponibilizados para as escolas e utilizados como material extra aos alunos.

Os pesquisadores, que antes utilizavam o Prédio das Coleções como local de trabalho, agora desenvolverão seus estudos em uma nova área, dentro do instituto, que está sendo adaptada para abrigá-los provisoriamente. Nesse alojamento, os pesquisadores irão catalogar e identificar o material que está sendo recuperado do incêndio e novos exemplares que estão chegando ao Butantan.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade