PUBLICIDADE

Empresa faz recall de berço que provocou asfixia em bebê

Problema foi percebido depois de incidente no começo do ano. Risco só foi detectado sete anos depois de iníciada sua comercialização

29 jun 2015 - 16h45
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de ter o registro do produto suspenso pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a empresa Burigotto divulgou nesta segunda-feira (29) o recall de 252 mil berços dobráveis, modelo Nanna, devido ao “risco de provocar asfixia e/ou aprisionamento dos membros” do bebê. A empresa orienta os consumidores a não usarem o berço enquanto o problema não for corrigido.

O recall (do inglês "chamar de volta"), traduzido para o português como chamamento ou recolha de produto, é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos, feita pelo fabricante, em decorrência da descoberta de problemas relativos à segurança do produto. No caso do berço em questão, o risco quanto à segurança só foi detectado sete anos depois de iníciada a comercialização.

Siga Terra Notícias no Twitter

Os berços em questão têm o número de referência IXBE5029, fabricados entre juho de 2008 e abril de 2015. A partir do dia 13 de julho a Burigotto atenderá os consumidores, que deverão entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 7702298 ou pelo site para receber um “cesto complementar”, para uso dentro do berço, de modo a eliminar os riscos e adequar o produto às normas do Inmetro. Além disso, a empresa diz que vai fornecer novo manual de instruções contendo todas as orientações de uso.

Segundo o Inmetro, o problema foi percebido depois da morte de um bebê que estava usando o berço, no começo do ano. Depois de testes, o Inmetro constatou que em uso normal o produto apresenta risco de asfixia em espaçamento indevido entre as laterais e extremidades dos berços e os colchões. O instituto suspendeu o registro do modelo Nanna, determinou a retirada do produto do mercado e publicou a Portaria n° 243/Presi, aumentando o rigor da regulamentação para esse tipo de berço.

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (29/06):
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade