PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Brasileiros escapam ilesos de terremoto no Japão, diz Itamaraty

11 mar 2011 - 13h17
Compartilhar

O forte terremoto que atingiu o Japão nesta sexta-feira não deixou nenhum brasileiro ferido até o momento, e poucos cidadãos do país vivem na região mais atingida pelo tremor, a nordeste de Tóquio, informou o Itamaraty.

"Não temos brasileiros feridos por enquanto", disse por telefone um funcionário do Ministério das Relações Exteriores em Brasília. "Os brasileiros estão mais para o sul, e o terremoto aconteceu no norte."

O tremor de magnitude 8,9, o maior já ocorrido no Japão em 140 anos de medições, atingiu a costa nordeste do arquipélago na tarde desta sexta (madrugada no Brasil), provocando uma onda de dez metros de altura que varreu tudo em seu caminho.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores informou que a embaixada do Brasil no Japão e os consulados em Tóquio, Nagoia e Hamamatsu não têm notícia de mortos ou feridos brasileiros.

"A comunidade brasileira no Japão é de 254 mil habitantes, sendo que a maior concentração de nacionais situa-se na região centro-sul do país, área menos atingida pelo terremoto", informou o Itamaraty.

Pelo menos 300 pessoas morreram devido ao terremoto e tsunami, segundo a TV japonesa NHK, e o número de vítimas ainda deve crescer. De acordo com a emissora, centenas de pessoas estão desaparecidas.

O Itamaraty acrescentou que acompanha, com preocupação, os desdobramentos após o tremor e consequente tsunami, e manifestou condolências pelas vítimas.

"O governo e o povo brasileiro manifestam sua solidariedade e mais sinceras condolências pelas perdas humanas causadas pelo abalo sísmico", acrescentou a nota.

(Por Pedro Fonseca)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade