PUBLICIDADE

Brasileiros buscam sobreviventes em escombros de sede da ONU

13 jan 2010 - 04h30
(atualizado às 10h39)
Compartilhar

Os soldados brasileiros da missão da ONU no Haiti (Minustah) buscam sobreviventes entre os escombros da sede da organização em Porto Príncipe, que desabou após o terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o país nessa terça-feira. "Neste momento, tropas brasileiras da missão se encontram no edifício para tentar resgatar pessoas, mas por enquanto não encontraram ninguém", disse em um encontro com a imprensa o subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Alain Le Roy.

Tremores destruíram palácio presidencial do Haiti
Tremores destruíram palácio presidencial do Haiti
Foto: EFE

O responsável pelos "capacetes azuis" confirmou que o edifício das Nações Unidas, conhecido como Hotel Cristopher, situado na parte alta da capital haitiana, "desabou". De Roy não sabe quantos dos cerca de 250 empregados que trabalham no imóvel estavam no local durante o terremoto, que aconteceu às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília), no final da jornada de trabalho.

"Sabemos que há baixas, mas não sabemos quantas", ressaltou Le Roy, que reiterou que há uma "grande quantidade" de empregados da ONU desaparecidos. Entre os desaparecidos está o chefe da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), o tunisiano Hedi Annabi, que estava na sede da missão quando aconteceu o tremor.

Os responsáveis da ONU explicaram que só puderam entrar em contato com o pessoal da Minustah através de telefones com conexões via satélite, já que a rede de telecomunicações haitiana ficou fora de serviço. "Estão fazendo tudo o que podem, e por enquanto o mais importante é resgatar as pessoas que estejam soterradas na sede", indicou Le Roy, que assinalou que "muitos outros edifícios caíram".

Entre os edifícios que sofreram danos se encontram a Catedral de Porto Príncipe, o Palácio Presidencial, assim como a sede do Parlamento e numerosos imóveis da capital haitiana.

"O que aconteceu é uma tragédia para o Haiti e para a missão de paz das Nações Unidas", acrescentou.

O subsecretário-geral adjunto para Operações de Paz, Edmund Mulet, explicou que a outra sede dos "capacetes azuis", localizada no complexo da ONU perto do aeroporto de Porto Príncipe, também foi danificada, assim como o hospital do contingente argentino da Minustah.

Não se sabe com certeza o estado das instalações e da pista do aeroporto da capital, e se ele poderá ser aberto na quarta-feira para pousos e decolagens, visando facilitar a chegada de ajuda humanitária. Mulet assinalou que a ONU entrou em contato com o governo dos EUA, assim como o da França e Canadá, entre outros, para fazer chegar ao Haiti equipes de resgate, assim como alimentos, água e outros produtos de primeira necessidade.

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) despachou uma equipe para que comece a avaliar os danos causados pelo terremoto e determine a ajuda imediata que se necessita. A missão da ONU no Haiti conta com 7.000 militares e aproximadamente 2.000 policiais, além de cerca de 1.600 empregados civis, procedentes de 17 países.

A missão, que é militarmente dirigida pelo Brasil, foi criada em 2004 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para restaurar a ordem depois da violenta derrocada e saída do país do presidente Jean Bertrand Aristide.

Além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Itália e Jordânia estão entre os países que fornecem forças militares e policiais à Minustah.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti às 19h53 (horário de Brasília) desta terça-feira. Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. As Forças Armadas Brasileiras participaram do socorro às vítimas de furacões no país em 2004 e 2008.

EFE   
Compartilhar
Publicidade