PUBLICIDADE

Mundo

Brasileiro lidera equipe da ONU que fará relatório sobre Síria

27 nov 2011 - 16h02
(atualizado às 16h43)
Compartilhar

Uma comissão investigadora da ONU sobre a Síria, liderada pelo diplomata brasileiro Sérgio Pinheiro, apresentará nesta segunda-feira as conclusões de seu trabalho, o mais completo e documentado sobre as violações dos direitos humanos registradas nesse país há nove meses.

A equipe foi criada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em agosto, após uma sessão especial convocada em reação ao aumento da repressão aos civis, que desde março protestam contra o Governo de Bashar al Assad.

Apesar do regime ter negado autorização para entrar no país, os membros da comissão viajaram para os países fronteiriços e entrevistaram vítimas e testemunhas de violações dos direitos humanos. Desde que começou a crise, milhares de sírios abandonaram seu país e se refugiaram na Turquia.

A apresentação desse relatório coincide com um novo aumento da repressão na Síria, onde, no último sábado, morreram pelo menos 23 pessoas - entre elas três crianças - e no domingo mais dez.

Desde a criação e formação da comissão, a repressão das forças de segurança sírias contra as manifestações civis não só se intensificou como adotou novas táticas, enquanto os observadores e a imprensa internacional continuam proibidos de entrar no país.

A ONU, através de diversas fontes, já denunciou represálias a familiares de ativistas, além da detenção e torturas contra crianças.

O relatório que a comissão independente liderada por Pinheiro divulgará será o documento mais completo sobre a situação na Síria, onde há 20 dias a ONU confirmou a morte de mais de 3500 pessoas pela repressão. No entanto, esse número não reflete o aumento constante da violência nas duas últimas semanas.

A comissão se encarregou especificamente de investigar as violações dos direitos humanos ocorridas desde março, estabelecer os fatos e circunstâncias nas quais foram cometidas e identificar os responsáveis, para garantir sua condenação pela justiça.

Após a apresentação do relatório à imprensa, os membros da equipe continuarão trabalhando para apresentar uma versão atualizada do documento, em março de 20102, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Não está descartado que diante do rápido agravamento da situação, esse órgão decida se reunir antes em caráter de emergência, para adotar uma posição sobre o assunto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade