PUBLICIDADE

Brasileira acidentada na Argentina aguarda trâmite para operar coluna

Estudante Paula Blume está internada há 10 dias em hospital público de La Pampa, onde aguarda autorização para receber prótese

31 jul 2013 - 18h46
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Paula Blume fraturou uma das vértebras em um acidente automobilístico no interior da Argentina
Paula Blume fraturou uma das vértebras em um acidente automobilístico no interior da Argentina
Foto: Facebook / Reprodução

Uma jovem brasileira ferida em um acidente de carro na Argentina aguarda há 10 dias a resolução de um impasse burocrático para que possa ser submetida a uma cirurgia na coluna. Paula Blume, estudante de História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), quebrou uma das vértebras no dia 21 de julho, depois que o carro em que viajava capotou em uma estrada na província de La Pampa, na região central da Argentina, e precisa substituir o osso fraturado por uma prótese. Como é estrangeira e está internada em um hospital público de Santa Rosa, a operação só pode ocorrer após autorização da Secretaria de Saúde Pública local.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, familiares de Paula entraram em contato com o Itamaraty no dia 26, relatando a necessidade de acelerar os trâmites burocráticos. O ministério afirma que imediatamente entrou em contato com o Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires, que confirmou as informações dos familiares.

De acordo com o Itamaraty, o impasse ocorre porque Paula está internada em um hospital público do município argentino de Santa Rosa, e não fez nenhum seguro de saúde antes da viagem. Por ser estrangeira, a estudante não possui os documentos necessários para a realização do procedimento pelo sistema público de saúde, necessitando de uma autorização especial das autoridades locais, o que ainda não ocorreu.

O Itamaraty afirma ainda que está em contato permanente com as autoridades médicas do hospital e acompanha o caso de perto. A data estimada para a cirurgia, segundo a pasta, é 5 de agosto, na próxima segunda-feira. "A nossa avaliação, em contato com os familiares dela, é de que a situação está sob controle. Claro, ela está acidentada, gostaria de ser operada logo, mas está acompanhada de familiares e amigos, e está medicada", afirmou uma fonte do ministério, que reforçou a orientação de que brasileiros que viajem ao exterior façam seguro-saúde antes de partir, para evitar transtornos. "O Itamaraty, infelizmente, não tem autorização legal para patrocinar, por exemplo, despesas médicas ou repatriação de corpo em caso de falecimento", disse.

Amigos e familiares de Paula realizaram um protesto em frente ao Consulado da Argentina
Amigos e familiares de Paula realizaram um protesto em frente ao Consulado da Argentina
Foto: Facebook / Reprodução

Nas redes sociais, amigos e familiares de Paula se mobilizam para pressionar as autoridades argentinas a acelerar a liberação da cirurgia. Um grupo realizou nesta quarta-feira uma vigília em frente ao consulado da Argentina em Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento. Com cartazes de apoio à estudante, os manifestantes pediram atenção especial ao drama da jovem. O movimento conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufrgs, que divulgou no Facebook os dados de uma conta corrente para receber doações para custear as despesas dos familiares que acompanham Paula no hospital.

Por telefone, o Terra tentou entrar em contato com o Consulado da Argentina em Porto Alegre, mas as chamadas não foram atendidas até as 18h40.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade