PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Brasil terá capacidade para emitir 2 milhões de vistos aos EUA

22 jan 2013 - 16h17
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse nesta terça-feira em Porto Alegre que a projeção de 1 mil vistos emitidos por dia no novo consulado que será instalado na capital gaúcha é conservadora. Segundo ele, o objetivo da diplomacia americana é dobrar a emissão de vistos no Brasil. No ano passado, em todo o País, foram emitidos um milhão de vistos nos consulados de Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o embaixador, consulado em Porto Alegre deve ajudar a diplomacia americana a cumprir meta de emissão de vistos
Segundo o embaixador, consulado em Porto Alegre deve ajudar a diplomacia americana a cumprir meta de emissão de vistos
Foto: Daniel Favero / Terra

“Acho que 1 mil visto por dia é conservador (para Porto Alegre). Vai aumentar. No ano passado emitimos 1 milhão de vistos (no Brasil), mas estamos construindo capacidade para emitir 2 milhões de vistos”, disse o representante da diplomacia americana no Brasil.

Veja exigências dos países para a entrada de brasileiros

Conheça projeto-piloto dos EUA para facilitar entrada de brasileiros

Segundo Shannon, a abertura do novo consulado deve ocorrer até 2014, mas até o final de 2013, deve ser aberto um posto para renovação de vistos e para a emissão do documento sem necessidade de entrevista, voltado para pessoas com mais de 60 e menos de 16 anos de idade. Em março, um funcionário americano desembarca em Porto Alegre para acompanhar o andamento das obras da nova unidade diplomática, que deve contar com entre 15 a 20 funcionários americanos, e outros 60 a 70 brasileiros.

De acordo com o embaixador, os consulados estão sendo fechados em todo o mundo, apenas o Brasil e a China estão recebendo novos postos. Segundo ele, existe um grupo de trabalho americano que está trabalhando com o Itamaraty para acabar com a exigência de vistos para brasileiros e americanos. As exigências são que ao menos 97% dos brasileiros tenham conseguido o visto, além de uma série de quesitos relativos a troca de informações sobre os viajantes.

“Depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro nosso consulado redefiniu nosso programa de obtenção de vistos, e apresentaram série de requisitos que cada país deve atender antes de entrar no programa. Um desses aspectos tem a ver com a possibilidade de solicitantes, que deve ser de 97%, o Brasil está em 95%, então logo deve cumprir. A outra coisa devem ser acordos políticos, entrega de informação da pessoa que viaja”, afirmou.

Segundo a diplomacia americana, o imóvel alugado em Porto Alegre tem o dobro dos três mil metros quadrados exigidos. O imóvei pertence à família do ex-governador do Rio Grande do Sul na gestão de Yeda Crusius, Paulo Feijó. "O contrato firmado tem a validade de nove anos e 11 meses, com a possibilidade de renovação", afirmou Feijó. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade