PUBLICIDADE

Brasil reúne delegações estrangeiras para tratar de imigrantes haitianos

15 abr 2013 - 16h00
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro conduz uma reunião na tarde desta segunda-feira com missões diplomáticas de Haiti, Equador, Peru e Bolívia para tratar da situação dos cerca de 1,4 mil haitianos que entraram no Brasil através da fronteira acreana. No último sábado, o governo anunciou três frentes de trabalho de uma força-tarefa para regularizar a situação dessas pessoas.

“Queremos encontrar o caminho de evitar esses aumentos repentinos e, digamos assim, introduzir previsibilidade no fluxo na medida em que continue havendo um interesse pela população haitiana de emigrar para o Brasil, para que seja dentro da legalidade, dentro do respeito de seus Direitos Humanos e no combate a toda essa ilegalidade e essa atividade criminal que às vezes vêm associada a ela”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.

“O Itamaraty está mobilizado para trabalhar em parceria com as outras áreas do governo que estão lidando com essa situação emergencial no Acre e na fronteira do Brasil também mais ao norte - Amazonas, Mato Grosso”, acrescentou o chanceler.

Uma equipe de regularização e permanência no Brasil, outra que já começou a registrar todos os haitianos a fim de verificar as necessidades de atendimento humanitário. Por sua maior vulnerabilidade, as mulheres grávidas e as crianças receberão especial atenção. Já a Defensoria Pública da União vai esclarecer os imigrantes quanto aos seus direitos para evitar que eles venham a ser explorados.

Uma terceira frente da força-tarefa, chamada de "equipe de dispersão e direcionamento ao trabalho” vai cuidar para que os haitianos, à medida que tiverem sua situação regularizada, consigam obter trabalho, inclusive em outros Estados.

A vigilância de fronteiras não é uma atribuição do Itamaraty. Caberá ao Ministério das Relações Exteriores, nas palavras de Patriota, “trabalhar com o governo haitiano para minimizar ou idealmente excluir a hipótese dessa imigração associada à atividade ilícita e criminal”.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade