PUBLICIDADE

Brasil recomenda avaliação médica de próteses francesas

23 dez 2011 - 18h29
(atualizado em 24/12/2011 às 08h48)
Compartilhar

As autoridades sanitárias brasileiras recomendaram, nesta sexta-feira (23), às milhares de mulheres com próteses mamárias da marca francesa PIP que compareçam ao médico para fazer avaliações clínicas, depois que a França aconselhou sua remoção.

Foram implantadas no Brasil cerca de 25.000 próteses mamárias desta marca, até sua proibição em abril de 2010, quando apareceram "as primeias evidências de problemas", informou um porta-voz da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa recomendou às pacientes com estas próteses que "procurem seus médicos para fazer os exames necessários e fazer uma avaliação clínica", segundo comunicado.

Também recomendou aos médicos que façam contato com suas pacientes para definir "a melhor conduta a adotar" e pediu a eles para "notificar todos os casos de eventos adversos ou retirada do implanete mamário".

A Anvisa informou estar em contato permanente com a agência sanitária francesa e assegurou que "não está certo" que este implante cause câncer.

O governo francês recomendou nesta sexta-feira retirar "a título preventivo" os implantes mamários de marca PIP de cerca de 30.000 mulheres, apesar de esclarecer que não existem provas de que essas prótese aumentem o risco de câncer.

De acordo com o ministério francês, um número não conhecido desses implantes contém silicone em gel inapropriado para uso médico e portanto apresenta um risco potencial para a saúde em caso de ruptura da prótese.

O presidente da Sociedade Médica de Cirurgia Plástica (SBCP), José Horacio Aboudib, se disse surpreso com a decisão francesa de recomendar a retirada destas próteses, quando "não parece haver fatos médicos novos", disse.

"Os fatos médicos que conhecemos indicam que essas próteses podem produzir uma ruptura mais precoce e com mais possibilidade de reação inflamatória, e por isso a SBCP recomenda que as pacientes que as usam adiantem a revisão para comprovar a integridade das próteses", explicou Aboudib.

No Brasil são realizadas a cada ano 100.000 cirurgias de implante mamário de silicone, informou a SBCP.

Brasil usou 25 mil próteses mamárias PIP
Brasil usou 25 mil próteses mamárias PIP
Foto: Getty Images
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade