PUBLICIDADE

Brasil realiza nova "Operação Ágata" nas fronteiras com 4 países

Compartilhar

As Forças Armadas brasileiras começaram a desdobrar nesta terça-feira nas fronteiras com Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia um contingente de cerca de 9.000 soldados, que até o final do mês realizarão manobras e reforçarão a segurança na região.

Apesar do caráter de exercícios militares da chamada "Operação Ágata", as tropas participarão de tarefas de combate ao contrabando e ao tráfico de drogas, entre outros delitos comuns nas áreas de fronteira, segundo informou o Ministério da Defesa.

Esta operação, que combina manobras com ações reais ao longo de cerca de 4.000 quilômetros de fronteiras, é realizada anualmente desde 2007 e mobiliza pessoal de Exército, Marinha e Aeronáutica, junto com agentes da Polícia Federal e dos organismos de segurança locais e regionais.

Os militares também realizarão diversas atividades de cunho social, como campanhas de vacinação e atendimento médico das povoações com menores recursos, assim como de vigilância sanitária.

A Operação Ágata 5 deve ser concluída na segunda quinzena de agosto, com a desmobilização dos setores envolvidos na fiscalização, de acordo com informações contidas no site do Ministério da Defesa. EFE

ed/ma

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade