PUBLICIDADE

Brasil participa de seminário sobre redução de pobreza no Senegal

8 abr 2015 - 13h29
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Dacar (Senegal) recebe a partir desta quarta-feira um seminário internacional no qual o Brasil compartilhará sua experiência em projetos sociais e redução da pobreza com representantes de 14 países da África Subsaaariana.

A delegação brasileira é integrada por representantes do governo e especialistas do Instituto Lula e da organização Rio+. O encontro é patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a União Africana (UA).

O Brasil transmitirá aos países africanos as ferramentas e métodos necessários para desenvolver estratégias de proteção social para diminuir a pobreza crônica que afeta quase metade da população africana.

Entre 2001 e 2006, o Brasil conseguiu tirar 27 milhões de pessoas da pobreza graças à política social lançada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo dados do governo.

"Estamos aqui para compartilhar experiências", disse hoje o diretor para a África do Instituto Lula, Celso Marcondes, em discurso durante o ato inaugural do seminário.

"Falar de proteção social representa uma vontade de desenvolvimento econômico e social sem exclusão, cumprindo com as normas ambientais e lutando contra a miséria", afirmou.

"O desafio que o Brasil tinha é o mesmo que estão enfrentando os países africanos", acrescentou Marcondes, para quem "não há desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social e também não há paz sem estratégias que incluam os pobres".

A ex-ministra do Desenvolvimento Social Marcia Lopes assessora vários países africanos em políticas sociais inspiradas no modelo brasileiro como consultora da Organização Mundial da Agricultura (FAO).

"É possível, a partir das peculiaridades de cada país, elaborar programas de proteção social articulando programas de transferência de renda e de agricultura familiar", disse Lopes.

A diretora adjunta para a África do Pnud, Ruby Sandhu-Rojon, disse que com uma população de um bilhão de habitantes a África conta mais de 400 milhões de pobres.

Apenas 20% da população africana tem acesso à proteção social, alertou Sandhu-Rojon, o que justifica a urgência de iniciar políticas sociais que acabem com a exclusão.

Segundo ela, dois de cada três países africanos iniciaram programas de proteção social, embora o número de beneficiados seja pequeno.

Em Madagascar, por exemplo, só 1% da população pobre -que representa 75% da população total- se beneficia do programa de proteção do governo.

O seminário finalizará amanhã com uma série de recomendações para uma reunião da União Africana prevista ainda para este mês em Adis-Abeba (Etiópia).

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade