PUBLICIDADE

Brasil inclui vacina contra hepatite A no calendário anual

29 jul 2014 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira a inclusão da vacina contra a hepatite A no calendário básico de imunização brasileiro. Elas serão destinadas a crianças com menos de dois anos, o que representa pouco mais de 3 milhões de doses esperadas. A expectativa do governo é que 95% das crianças desta faixa sejam imunizadas. Com esta nova dose, passam para 14 as vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a produção nacional da vacina, o custo da ampola sai a R$ 19,85 o que provocará um custo anual de R$ 111 milhões. “Temos absoluta convicção de que, à medida em que a gente conseguir reduzir em 59% o número de óbitos e em 64% o número de casos sintomáticos, esse é um investimento que vale a pena”, avaliou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O início da aplicação da nova vacina vai ocorrer entre julho e setembro, de acordo com cada Estado. Para julho, são previstas aplicações em 11 Estados e no Distrito Federal. Em agosto, será a vez de mais 12 Estados e, em setembro, os demais três restantes.

Segundo informações do Ministério da Saúde, desde 2006 a taxa de incidência da hepatite A no Brasil tem apresentado tendência de queda atingindo 3,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2013. De 1999 a 2013, foram registrados 151 mil casos da doença no Brasil, a maioria concentrada nas regiões Norte e Nordeste (55,8%). Com a nova vacina, a expectativa é que caia o número de mortes em 59% e de manifestação sintomática em 64%. A hepatite A levou à morte 761 pessoas no Brasil entre 2009 e 2012.

Veja quando a vacina será oferecida em seu Estado:

Julho (já em aplicação):

Acre, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Agosto:

Amazonas, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins.

Setembro:

Paraná, Roraima e São Paulo.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade