0

Brasil e Sérvia acordam fim de vistos e aumento de cooperação

20 jun 2010
09h29
atualizado às 09h52
  • separator

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e seu colega da Sérvia, Vuk Jeremic, acordaram neste domingo em Belgrado a extinção de vistos para cidadãos dos dois países e anunciaram o aprofundamento na cooperação comercial e política.

O chefe da diplomacia brasileira destacou a importância da abolição dos vistos e confiou no aumento do fluxo de visitantes sérvios ao país. "Meu desejo é que represente um impulso para que os cidadãos sérvios viajem à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016", disse Amorim em entrevista coletiva.

Jeremic agradeceu ao Brasil que não tenha reconhecido a independência do Kosovo, a ex-província sérvia que em 2008 declarou soberania apesar da oposição de Belgrado.

"No mundo atual, no século 21, cada assunto defendido tem maiores probabilidades de ter sucesso se tiver o apoio do Brasil", disse Jeremic.

O ministro sérvio indicou que tratou com Amorim o aprofundamento das relações entre os dois países em vários campos de cooperação, sobretudo no econômico, mas também em cultura, esportes e defesa.

Amorim ainda se reunirá em Belgrado com o primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, e com o vice-primeiro-ministro e titular de Interior, Ivica Dacic. Esta é a primeira visita oficial de um ministro de Exteriores brasileiro a Belgrado.

Veja também:

Bolsonaro nomeia Temer e Justiça autoriza viagem ao Líbano
EFE   
publicidade