PUBLICIDADE

Brasil e França assinam acordo para 'visto mochileiro'

12 dez 2013 - 13h08
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Dilma Rousseff recebe o presidente da França, François Hollande, no Palácio do Planalto
Dilma Rousseff recebe o presidente da França, François Hollande, no Palácio do Planalto
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Os governos do Brasil e da França firmaram nesta quinta-feira um acordo que deverá facilitar um intercâmbio de “mochileiros” entre os dois países. O ato, assinado pelos presidentes Dilma Rousseff e François Hollande, permite que jovens de 18 a 30 anos possam viajar e trabalhar no outro país por um período de até um ano.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/viajantes-brasileiros/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/viajantes-brasileiros/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Hoje, pelo princípio de reciprocidade diplomática, o visto de turismo não é exigido para cidadãos dos dois países por um período de três meses. A autorização de entrada, no entanto, não permite atividades remuneradas.

Informalmente chamado de “visto mochileiro” pela diplomacia brasileira, o acordo turismo-trabalho precisa ser ratificado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Se o rito correr de maneira rápida, como é esperado, a nova modalidade de visto já deve valer em 2014.

A quantidade de visto terá um limite anual. Hoje, o Brasil já possui um acordo similar com a Nova Zelândia e cada país emite, no máximo, 300 “vistos mochileiro” por ano. Para conseguir este tipo de autorização, também será exigido seguro-saúde e comprovação de recursos financeiros – mesmo que o jovem tenha a intenção de trabalhar para complementar renda.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade