PUBLICIDADE

Brasil analisa envio de ajuda ao Chile após terremoto

27 fev 2010 - 10h03
Compartilhar

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil "está considerando" a possibilidade de enviar ajuda ao Chile, onde um terremoto de 8,8 graus na escala Richter deixou pelo menos 78 mortos, afirmou uma porta-voz do Itamaraty. As informações são da agência Ansa.

Carro é soterrado por escombros de estacionamento em Concepción
Carro é soterrado por escombros de estacionamento em Concepción
Foto: AP

"Se está considerando (esta possibilidade)", disse a porta-voz, que afirmou que a diplomacia brasileira ainda analisa de que forma poderá ajudar e ainda espera retomar a comunicação com a embaixada em Santiago, um dos locais afetados pelas falhas nos sistemas de telecomunicações.

O terremoto de 8,8 graus na escala Richter foi registrado às 3h34 locais (mesmo horário de Brasília) com epicentro próximo a cidade de Concepción, localizada a 500 km da capital Santiago. Ainda não há um balanço final sobre o número de vítimas fatais, cujos números estão sendo atualizados a todo instante.

O movimento telúrico causou graves danos materiais, como a destruição de pontes e residências, e deixou isoladas as regiões de Maule e Bío Bío. Os serviços de telecomunicações e eletricidade também foram interrompidos em várias localidades.

Em sua última declaração à imprensa, a presidente chilena, Michelle Bachelet, afirmou que já são 78 os mortos e declarou estado de catástrofe nas zonas afetadas.

Também a Comissão Europeia disse estar "pronta para fornecer assistência imediata" e "coordenar os esforços" para ajudar a nação sul-americana. Assim que soube do terremoto, a comissária da UE para cooperação internacional, ajuda humanitária e resposta a situações de crise, Kristalina Georgieva, ativou a unidade de crise e convocou especialistas europeus para acompanhar o tema.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade