PUBLICIDADE

Bombeiro morre em incêndio no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

21 dez 2015 - 21h09
Compartilhar
Exibir comentários

Um bombeiro civil morreu nesta segunda-feira ao tentar combater o incêndio de grandes proporções que destruiu parte do Museu da Língua Portuguesa, um patrimônio histórico que fica na Estação da Luz, na região central de São Paulo.

O homem, que trabalhava na brigada contra incêndios do próprio museu, sofreu queimaduras em diversas partes do corpo quando tentou combater as chamas no terceiro andar do prédio e morreu após uma parada cardíaca, informou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Alckmin visitou o Museu da Língua Portuguesa quando os bombeiros conseguiram controlar o fogo, após quase três horas de combate às chamas, para anunciar que o governo buscará parceiros na iniciativa privada para iniciar imediatamente a reconstrução do local, um dos principais pontos turísticos e culturais de São Paulo.

"Sou consciente do apreço que a população de São Paulo tinha por ele, um dos museus mais visitados da cidade, e o reconstruiremos. Vamos tomar todas as medidas e nos unir à iniciativa privada para financiar a reconstrução", afirmou o governador.

O secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, afirmou que o acervo não foi muito afetado, mas admitiu que as chamas destruíram parte dos últimos andares e uma grande extensão do telhado do histórico prédio onde o museu estava instalado.

"As coleções são a alma do museu. Se elas não foram perdidas, considero que as perdas foram menores", disse Bonduki ao admitir que no andar mais afetado havia uma exposição temporária.

O secretário estadual de Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, disse que grande parte da coleção do Museu da Língua Portuguesa é digital e que a instituição possui cópias dos arquivos.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que, apesar das chamas terem atingido grandes alturas, cerca de 100 homens e os 20 veículos enviados ao local conseguiram controlar o fogo em três horas.

O museu fica na Praça da Luz, um dos principais turísticos de São Paulo e na qual se encontram, além disso, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e estações do metrô e do serviço de trens metropolitanos.

Por ser segunda-feira, o museu estava fechado ao público, o que evitou uma tragédia ainda maior.

O Museu da Língua Portuguesa, único de seu gênero no país e com uma área de 4.333 metros quadrados em três andares, foi inaugurado em 2006 em um edifício construído em 1867, restaurado em 2006 e declarado patrimônio da cidade.

O projeto, que conjuga a arte tradicional com exposições interativas, faz parte da revitalização do centro de São Paulo e também está próximo de outros prédios históricos da cidade como a Sala São Paulo, a Estação Júlio Prestes, o parque Jardim da Luz e o Memorial da Resistência.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade