PUBLICIDADE

Blogueira cubana falará sobre liberdade e direitos em visita ao Brasil

17 fev 2013 - 11h43
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Yoni Sanchez conversa com seu filho Teo Escobar antes de embarcar</p>
Yoni Sanchez conversa com seu filho Teo Escobar antes de embarcar
Foto: Reuters

A dissidente cubana Yoani Sánchez, uma das vozes mais críticas de seu país e autora do blog "geração Y", chegará nesta segunda-feira ao Brasil, seu primeiro destino desde que entrou em vigor uma reforma que facilita aos cidadãos cubanos as viagens ao exterior. A blogueira terá uma intensa agenda, que incluirá sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos. A viagem também terá caráter turístico, pois ela já disse que deseja "conhecer os brasileiros e seu modo de vida".

Yoani obteve em janeiro o passaporte que pediu assim que o governo cubano aprovou uma reforma que flexibilizou as normas para as viagens ao exterior, até então objeto de muito embaraçosas restrições. Em recente entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, a ativista disse que escolheu o Brasil como primeiro destino porque no país "há muitas pessoas que lutaram" por seu direito de viajar, entre as quais citou o cineasta Dado Galvão, quem será seu anfitrião a partir de amanhã.

Segundo afirmou Galvão em seu site, Yoani chegará a Recife na madrugada de segunda, onde esperará por cinco horas até seguir para Salvador, de onde irá de carro a Feira de Santana. Yoani vai descansar durante o dia e, em sua primeira noite, assistirá a uma exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras, do próprio Galvão e no qual ela é uma das entrevistadas.

Na terça-feira, a ativista dará uma entrevista coletiva em Feira de Santana, terá uma sessão de autógrafos de seu livro De Cuba com carinho e participará de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos. Na quarta-feira, Yoani vai conhecer Salvador e depois embarcará rumo a São Paulo, onde na quinta-feira participará de uma conferência organizada pelo jornal O Estado de São Paulo.

Sua agenda também inclui uma participação, no sábado, em um debate com o senador Eduardo Suplicy (PT), que liderou várias campanhas a favor da permissão de que pudesse viajar de Cuba a outros países.

A viagem de Sánchez gerou uma pequena polêmica depois que a revista Veja publicou neste sábado que o governo cubano tem planos de "espionar" suas atividades no Brasil, e que para isso convocou alguns ativistas do PT, o que foi negado tanto pelo próprio partido como pela embaixada de Cuba em Brasília.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade