jan 04

Governador quer transpor água do rio Amazonas para o Nordeste

por Altino Machado

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Amazonas José Melo de Oliveira Saudações! Escrevo essa carta, mas não repare os senões, para dizer o que penso sobre o seu projeto de transportar água do rio Amazonas para o semiárido nordestino, anunciado antes de sua posse num almoço com jornalistas na Secretaria …

VEJA MAIS >>
dez 28

No ministério de Dilma, se gritar “Pega, Janot!”, a maioria corre

por Altino Machado

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE   Dizem que no dia 14 de março de 1883 Marx escreveu suas últimas palavras: "Classes Sociais". Era o título do capítulo que ia redigir. Tossiu. Com dores no peito, deixou a escrivaninha, sentou na cadeira de balanço e dormitou. Nunca mais acordou. Morreu ali mesmo vítima de uma pleurisia. …

VEJA MAIS >>
dez 26

Acre quer que governo federal assuma abrigo de imigrantes

por Altino Machado

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, declarou nesta sexta-feira (26) que o abrigo de imigrantes em Rio Branco (AC), gerenciado pelo governo do Acre com apoio do governo federal, “saturou e atingiu uma situação insustentável, de caos”. Desde dezembro de 2010, quando começou o fluxo migratório, mais de 31 mil imigrantes …

VEJA MAIS >>
dez 24

Sem verba, Acre interrompe envio de imigrantes para outros Estados

por Altino Machado

No abrigo de imigrantes em Rio Branco (AC), às 6h30 desta véspera de Natal, havia 850 haitianos, dominicanos e africanos. Os imigrantes não param de chegar, a situação do acolhimento se deteriora e o governo do Acre não dispõe de verba para transportá-los a outros Estados. O secretário Desenvolvimento Social, Antonio Torres, disse que o …

VEJA MAIS >>
dez 17

AC: Justiça revoga prisão de líder indígena flagrado com maconha

por Altino Machado

A prisão preventiva do líder indígena Siã Kaxinawá foi revogada no final da tarde desta terça-feira (16) pelo juiz da comarca de Tarauacá (AC), Flávio Mariano Mundim. O indígena foi flagrado pela Polícia Civil durante a Operação Brasil Integrado, no município de Feijó, com folhas e sementes de maconha, além de 4,8 mil euros. Vencedor …

VEJA MAIS >>
dez 14

Bolsonaro usa microfone da Câmara como cano de esgoto

por Altino Machado

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE O mistério só foi decifrado quando a psicóloga Odaléa Frazão descobriu o significado de "myramembeca". Até então ninguém sabia porque a alma do Cônego aterrorizava exclusivamente o mulherio, jamais os homens, quando vagava – segundo diziam – pelos corredores e salas de aula. Várias alunas do curso noturno, muitas delas …

VEJA MAIS >>
dez 08

AC: líder indígena é preso com euros e droga ao voltar da Europa

por Altino Machado

Vencedor do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente em 2005 e ex-vice-prefeito do município de Jordão (AC), o líder indígena Siã Kaxinawá está preso na delegacia de Tarauacá após ter sido flagrado pela Polícia Civil do Acre durante a Operação Brasil Integrado, na tarde de sexta-feira (5), em Feijó, com 100 gramas de maconha e …

VEJA MAIS >>
dez 07

Condomínio causa ‘suicídio’ de 200 periquitos em Manaus

por Altino Machado

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE   Uma entrevista exclusiva que fiz me permite desvendar, enfim, o mistério das mortes de 200 periquitos-de-asa-branca, semana passada, na Avenida Ephigênio Salles, em Manaus. Eles não foram atropelados nem envenenados por moradores de um rico condomínio como se anunciou. É verdade que a necropsia realizada em cinco deles pelo …

VEJA MAIS >>
dez 03

No Acre, contrato de exploração de petróleo e gás na mira do MPF

por Altino Machado

O contrato de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural pela Petrobras, no bloco AC-T-8, na Bacia Sedimentar do Acre, com área total de 1,630,01 Km², está sendo questionado pelo Ministério Público Federal (MPF). O procurador da República Marino Lucianelli Neto recomendou ao Ibama, Petrobras e Agência Nacional do Petróleo que não …

VEJA MAIS >>
nov 30

No AM, universidade expulsa de sala alunos de bermuda

por Altino Machado

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE Supunhetemos que em 1914, no Amazonas, um aluno de Direito da Universidade Livre de Manáos tenha sido congelado vivo para ser reanimado cem anos depois. Raphael – esse é o seu nome – desperta agora, em 2014, vestindo o paletó e a gravata com o qual foi criogenizado. Constata, estupefato, …

VEJA MAIS >>
nov 28

RS faz “tempestade em copo d’água” por haitianos, diz AC

por Altino Machado

O governo do Acre considera “tempestade em copo d’água” a reação crítica do governo do Rio Grande do Sul em decorrência dos ônibus com imigrantes do Haiti que teriam sido enviados durante a semana, de Rio Branco para Porto Alegre, sem aviso. O secretário de Desenvolvimento Social do Acre, Antonio Torres, disse que o governo …

VEJA MAIS >>
nov 23

Brasil perdeu mais de 1.100 línguas indígenas em 500 anos

por Altino Machado

POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE A cada quinze dias acontece uma morte. Dizem que cortam a língua da vítima com requintes de crueldade. O cadáver desaparece misteriosamente sem deixar vestígio. Daqui até o Natal haverá mais dois assassinatos em algum lugar do mundo, segundo previsão do investigador irlandês David Crystal, que busca pistas para explicar …

VEJA MAIS >>
nov 21

MPF quer suspender edital de concessão de florestas no Pará

por Altino Machado

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) tem dez dias de prazo para responder recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que seja suspenso o leilão de concessão das Florestas Nacionais (Flonas)  Itaituba I e II, no município de Itaituba, no sudoeste do Pará. O edital é considerado irregular por omitir a existência de ribeirinhos e indígenas …

VEJA MAIS >>
nov 20

O ministro Márcio Thomaz Bastos, os índios e eu

por Altino Machado

POR MÉRCIO GOMES São muitas as lembranças que tenho do Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos quando fui presidente da Funai. Quero recordar algumas delas para demonstrar meu respeito e carinho pelo Dr. Márcio, falecido nesta quinta-feira (20) tão inesperadamente. As lembranças começam do primeiro momento em que lhe fui apresentado em seu gabinete ministerial. …

VEJA MAIS >>
nov 20

PF apura desvio de R$ 57 mi em RO e conduz governador a depor

por Altino Machado

A Polícia Federal deflagrou em Rondônia, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Plateias com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por desvio de verba pública e direcionamento de licitações. O governador Confúcio Moura (PMDB) foi conduzido “sob vara” ou coerção para depor na sede da PF em Porto Velho. O Ministério Público Federal …

VEJA MAIS >>