Descricao_do_infografico_aparece_no_buscador_facebook_e_twitter Ainda que tenham aumentado os investimentos em espaços exclusivos para pedalar nos últimos anos, as ciclovias das metrópoles brasileiras são, em geral, curtas e isoladas comparadas às das grandes cidades europeias. A maior rede cicloviária do País, a do Rio de Janeiro, ainda é pouco mais da metade da de Paris. Se a construção de ciclovias não acompanha nem de longe o ritmo da entrada em circulação de novos veículos, a receita para prevenir acidentes está na educação - tanto de motoristas quanto de ciclistas. A maior cidade do País, por exemplo, investiu na combinação de programas de conscientização no trânsito e construção de novas ciclovias, e começa a colher os frutos: apesar de contar com apenas 70,7 km de espaço exclusivo para as bicicletas, São Paulo viu reduzir, de 2005 a 2011, 47% das mortes de ciclistas em suas ruas, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego. Confira neste especial do Terra a situação das ciclovias em algumas cidades brasileiras, dicas para se proteger de acidentes e os projetos que incentivam o uso da bicicleta. Rode seguro O presidente do Clube dos Amigos da Bike (CAB), Sergio Affonso, afirma que o principal risco para quem pedala nas ruas de grandes cidades, dentro ou fora de ciclofaixas, é mesmo a falta de consideração de motoristas. De acordo com ele, é necessário que o ciclista respeite alguns princípios para facilitar a convivência com os carros, mas lembra que no próprio Código de Trânsito está previsto que o condutor dos veículos maiores deve zelar pelos veículos menores. Dicas de segurança: Evite avenidas de grande fluxo, como as marginais e a 23 de Maio (não existem ciclofaixas nestas vias). Equipe-se, use roupas claras e , de preferência, macacões com refletores; Use sempre os equipamentos de segurança Vá a favor do fluxo de veículos, jamais na contramão; Não escute música em fones de ouvido na bicicleta, isso pode fazer com que não se escute os carros. Equipamentos necessários Placas de reflexo (Facilita o motorista visualizar a bicicleta) Capacete (Quedas acontecem. Prefira os com viseira) Luvas (Protegem na queda) Óculos (protejam não apenas dos raios solares, mas da poeira e insetos) Espelhos (Melhora a visão para guiar) Buzina (Avisa os motoristas que você está por perto) Farol e sinaleira (Especialmente para quem gosta de andar à noite) Porto Alegre A sede do 1º Fórum Mundial da Bicicleta tem apenas 13 km de ciclovias. Restinga - 4,6 km divididos em: 3 km na avenida João Antônio da Silveira, entre avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes, 500 m nas proximidades do Parque Industrial e 1,1 km na Nilo Wulff, entre avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus. Diário de Notícias - 2 km na avenida Diário de Notícias, junto à orla do Guaíba. Ipanema - 1,2 km na avenida Coronel Marcos até Osvaldo Cruz. Icaraí - ciclofaixa de 1,7 km entre as avenidas Wnceslau Escobar e Chuí. Jardim Itu-Sabará - 1,2 km na avenida Dona Adda Mascarenhas de Moraes, entre as ruas Karl Iwers e Vitório Francisco Giordani Ipiranga - 1,8 km na avenida Ipiranga, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Azenha. Atualmente em obras, a ciclovia deve se estender até a avenida Antônio de Carvalho, totalizando 9,4 km quando concluída. Centro - 585 m na avenida Sete de Setembro, entre a avenida Borges de Medeiros e a praça Padre Tomé Aos domingos, há espaço de lazer e uso da bicicleta nos seguintes corretores de ônibus e vias fechadas: Terceira Perimetral, Cascatinha e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). São Paulo Há 70,7 km de corredores para ciclistas. Rio Pinheiros (CPTM) - 21,5 km em via paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) Guarapiranga - 10 km na avenida Robert Kennedy, às margens da represa Guarapiranga Parque Várzeas do Tietê - 14 km Caminho Verde - 12 km ao longo da Linha 3-Vermelha. Liga as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Brás Leme - 6 km na avenida Brás Leme, entre a rua Marambaia e a avenida Santos Dumont Adutora Rio Claro (São Mateus) - 7 km Avenida Afrânio Peixoto - 280 m A capital paulista conta também com 48 km de ciclorrotas (vias com sinalização de tráfego de bicicletas, nas quais os carros andam a 30 km/h), 45 km de ciclofaixas de lazer (adotadas nos domingos e feriados) e 3,3 km de ciclofaixas em Moema, que funcionam 24 horas por dia. Rio de Janeiro Tem 300 km de ciclovias. As principais ficam na orla da Barra e da zona sul, na Lagoa Rodrigo de Freitas, em Bangu, Campo Grande e no Centro. Projeções - O plano diretor cicloviário prevê a construção de 495 quilômetros em Porto Alegre até 2022. Entre os projetos, está a implantação, até dezembro de 2012, da ciclovia da avenida Ipiranga, com 9,4 quilômetros de extensão; a construção da ciclovia Aeroporto Sertório, com 12 quilômetros de extensão; e a criação da ciclovia da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), com 5 quilômetros. - O Rio de Janeiro tem como meta chegar a 350 quilômetros de ciclovias até o final de 2014 – passando a ter a maior malha cicloviária da América Latina. - Entre as 100 metas anunciadas pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para serem cumpridas até o fim de 2016 está a implantação de uma rede de 400 quilômetros de vias cicláveis (ciclovias e ciclofaixas). Empréstimo de bikes Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre têm projetos que emprestam bicicletas a moradores e turistas, serviço muito popular na Europa. O programa Bike Rio disponibiliza 60 estações com 600 bicicletas nos principais bairros turísticos da capital fluminense: Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo, Urca, Flamengo e Centro. Por uma hora, o empréstimo é gratuito. Depois, o usuário paga R$ 5 por hora. A devolução é feita em qualquer estação do projeto. Em São Paulo, o sistema Nossa Bike oferece aluguel e estacionamento. São 19 pontos, sendo 16 dentro de estações do Metrô. Assim como no Rio, a primeira hora de utilização da bicicleta é gratuita. Após o período, são cobrados R$ 2 por hora adicional, e a bike pode ser devolvida em qualquer estação. O serviço de estacionamento é gratuito, mas as bicicletas não podem ficar no local à noite. Já o BikePoA foi inaugurado em Porto Alegre em setembro de 2012. Atualmente contando com 100 bicicletas em 10 estações, o projeto deve ser expandido para até 400 veículos em 40 pontos da cidade. Optando pelo passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), o usuário pode utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, em viagens com duração máxima de uma hora. Após esse tempo, é preciso respeitar um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens. Duas rodas em outros países Londres: Na cidade de Londres é possível solicitar gratuitamente um mapa com as rotas divididas por áreas. O aluguel de bicicletas custa 1 libra. Existe um sistema de isenção de impostos para empresas cujos funcionários utilizam a bicicleta para fins profissionais.Irlanda: A cidade de Dublin possui um esquema de aluguel de bicicletas chamado Dublinbikes que disponibiliza 450 bicicletas divididas em 44 estações. A iniciativa incentiva o uso desse tipo de transporte em viagens curtas, já que o uso por 30 minutos é gratuito. Paris: O incentivo ao uso da bicicleta começou em 2001. Em 2007 foi implantado um sistema de aluguel de bicicletas e a cidade se tornou um exemplo do cicloativismo. A previsão é de que as ciclovias na cidade, que possui hoje uma malha de 440 km, sejam ampliadas para 700 km. Amsterdã: Amsterdã possui mais de 400 km de ciclovias pelas quais circulam 600 mil bicicletas. Aproximadamente 40% de toda a circulação é feita em bicicletas. O uso desse meio de transporte é tão forte na cultura holandesa que existem até os Táxis Bicicleta. Berlim: A cidade possui um sistema integrado com o transporte público. Segundo o governo, cerca de 10% dos ciclistas fazem seu trajeto utilizando a bicicleta em conjunto com trens ou ônibus. Nova York: Em junho de 2009, a cidade de Nova York completou o plano de entregar mais de 321 km de ciclovias, o que praticamente dobrou a malha cicloviária, em três anos. Nesse período, o uso da bicicleta como meio de transporte aumentou em 45%. Bogotá: A construção das ciclovias na cidade colombiana fez parte de um plano de renovação urbana no início dos anos 2000, quando foram construídos 120 km de ciclovias. Atualmente são 334 km de ciclovias utilizados por aproximadamente 285 mil pessoas. Foto: Getty Images Em Londres, bicicleta é para todas as horas Foto: Getty Images mais especiais de notícias