PUBLICIDADE

Barbosa se diz “honrado” por ser eleito um dos 100 mais influentes do mundo

18 abr 2013 - 17h35
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A publica&ccedil;&atilde;o destacou o trabalho de Joaquim Barbosa no julgamento do mensal&atilde;o e sua recente chegada &agrave; presid&ecirc;ncia do STF, in&eacute;dita para um negro no Brasil</p>
A publicação destacou o trabalho de Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão e sua recente chegada à presidência do STF, inédita para um negro no Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou nesta quinta-feira que ficou “feliz, lisonjeado, honrado e alegre” por ter sido eleito uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista americana Time. Em sua lista anual, publicada hoje, Barbosa figura entre os destaques da categoria “Pioneiros”. 

“Achei muito bom. Fiquei feliz, lisonjeado, honrado e alegre. Acho que é uma honra muito grande para este tribunal e para a jurisdição constitucional do Brasil”, disse Barbosa durante intervalo da sessão do STF.

A publicação destacou o trabalho de Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão e sua recente chegada à presidência do STF, inédita para um negro no Brasil. “Em face de uma longa tradição de corrupção tolerada judicialmente, ele (Barbosa) supervisionou um julgamento histórico envolvendo um esquema de U$ 35 milhões em compra de votos que, no ano passado, condenou muitos dos colaboradores mais próximos de Lula”, disse o artigo sobre o ministro.

Ainda segundo a revista, o que coloca Joaquim Barbosa entre as pessoas pioneiras é o fato de um juiz federal ter se tornado uma pessoa aclamada pelo público. A publicação destaca o fato de o brasileiro ter adotado a máscara do ministro como adereço carnavalesco, o que seria uma forma de reconhecimento.

“Os brasileiros escolheram as máscaras como sinal de homenagem. Eles homenagearam Barbosa, porque um país que importou mais escravos do que qualquer outro nas Américas e onde cerca de metade dos 195 milhões de pessoas se identificam como negros ou pardos, ele simboliza a promessa de um novo Brasil, que se compromete com a multiculturalidade e igualdade.”

Além dos pioneiros, a revista dividiu pessoas influentes em outros quatro grupos: líderes, artistas, ícones e titãs.  O chef Alex Atala é o outro brasileiro presente na lista, na categoria “Artistas”.  De acordo com a revista, “sua filosofia de utilização de ingredientes nativos brasileiros na alta gastronomia tem fascinado o continente”.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade