PUBLICIDADE

Barbosa renuncia ao TSE e diz sentir muito por ter que sair

17 nov 2009 - 20h23
(atualizado às 21h08)
Compartilhar

Alegando problemas de saúde, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa renunciou nesta terça-feira à vaga que ocupa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo critério de antiguidade, Barbosa deveria assumir a presidência da Corte em 2010, ano eleitoral, substituindo o ministro Carlos Ayres Britto.

Barbosa se licenciou por duas vezes da Corte por causa de problemas de coluna. Hoje, ao retornar de um período de 90 dias afastado, o ministro disse lamentar ter que deixar o cargo. "Primeiramente, esgotei todas as tentativas no sentido de dar sequência ao exercício das funções nos dois tribunais. Porém, aos deveres inerentes à minha condição funcional contrapõe-se neste momento a necessidade incontornável de cuidar de minha própria saúde", afirmou o ministro.

"Em pouco mais de um ano nesta corte aprendi muito e me aclimatei aos temas da Justiça Eleitoral, de maneira que sinto muito ter que tomar essa decisão", disse o ministro, agradecendo a ajuda de sua equipe de gabinete e pedindo desculpas aos advogados por seu "caráter ranzinza, uma manifestação de preocupação com a equidade".

Barbosa será substituído pelo ministro Ricardo Lewandowski, que, durante a sessão plenária de hoje, disse que o colega já o havia alertado para a possibilidade de deixar a Corte caso sua saúde piorasse. "Lamento profundamente, não só como magistrado, mas também como cidadão", disse Lewandowski.

Para o ministro Felix Fischer, Barbosa é um "exemplo de magistrado independente, o que, no dia a dia, não é uma característica tão geral no meio jurídico".

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade