PUBLICIDADE

Avião que buscará corpos de brasileiros decola rumo à Antártida

27 fev 2012 - 14h55
(atualizado às 15h06)
Compartilhar

O avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira decolou por volta das 12h30 desta segunda-feira de Punta Arenas no Chile para a base chilena de Eduardo Frei, na Antártida. A aeronave deve trazer para o Brasil os corpos dos dois militares da Marinha que morreram no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, no último sábado.

De acordo com a FAB, não há previsão para o retorno da aeronave ao Brasil. O avião militar partiu do Rio de Janeiro à meia-noite deste domingo e pousou em solo chileno às 9h30 de hoje.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, agradeceu aos governos do Chile, Argentina, Polônia e Peru pela ajuda ao Brasil neste momento, com o resgate e acolhimento aos brasileiros, acrescentando que o Brasil irá contar com a ajuda de outros países para retomar as pesquisas.

Questionado sobre possível falha de segurança no local, Amorim declarou que "somente a perícia pode determinar a causa do incidente". O ministro disse inclusive que até mesmo a família dos dois mortos no incêndio, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha, reconheceram que havia segurança na base brasileira. Ainda sim, ela será redobrada para a nova instalação, garantiu Amorim.

Base brasileira na Antártida

Dois militares brasileiros morreram no incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz
Dois militares brasileiros morreram no incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz
Foto: AFP

A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade