PUBLICIDADE

Avião da FAB desaparecido leva servidores da Funasa

29 out 2009 - 18h40
(atualizado às 20h55)
Compartilhar
Arnoldo Santos
Direto de Manaus

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo Caravan C-98, que desapareu no trajeto entre os municípios de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM), na manhã desta quinta-feira, na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru leva, além de militares, funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A informação foi confirmada pela assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, com base em informações oficiais recebidas do Comando da Aeronáutica.

A aeronave C-98 Caravan, semelhante a da imagem, caiu na região amazônica
A aeronave C-98 Caravan, semelhante a da imagem, caiu na região amazônica
Foto: Força Aérea Brasileira / Divulgação

"Entretanto, até o momento (20h30), a Funasa não havia recebido qualquer comunicado oficial sobre um possível acidente, vítimas ou mesmo nomes de passageiros", informou a nota.

Os civis são servidores do Distrito de Especial de Saúde (DSEI) do município de Atalaia do Norte, que fica próximo a Tabatinga. O grupo foi designado para ações de imunização (Operação Gota) em cerca de 3,9 mil indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias, no Vale do Javari, no Amazonas. A aeronave pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA), que fica sediado em Manaus.

A Operação Gota resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Comando da Aeronáutica, e tem como objetivo de levar às populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso, como na Região Norte, as vacinas do calendário básico de vacinação nacional e do calendário básico de vacinação indígena.

Segundo a nota oficial, a aeronave partiu às 8h30 (10h30 de Brasília) de Cruzeiro do Sul e deveria ter pousado em Tabatinga às 10h15, hora local. A região entre as duas cidades fica na área indígena Vale do Javari, que é formada por mata densa e rios quase sem fluxo de embarcações.

O relevo do local, segundo uma fonte da aeronáutica, deve dificultar as buscas à aeronave. Não há cidades por todo o trajeto, somente pequenos destacamentos do Exército, como Vila Bitencourt e Estirão do Equador. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB estão realizando buscas na região.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade