PUBLICIDADE

Avião com brasileiros da estação na Antártida chega ao RJ

27 fev 2012 - 01h11
(atualizado às 04h13)
Compartilhar
Marcus Vinicius Pinto
Direto do Rio de Janeiro

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo os militares e pesquisadores que trabalhavam na Estação Antártida Comandante Ferraz chegou ao aeroporto do Galeão à 1h da madrugada desta segunda-feira. O ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve no local para recepcionar os brasileiros.

Amorim afirmou que a presença do governo é um sinal do reconhecimento do trabalho dessas pessoas, e é um motivo de satisfação do governo saber do trabalho dos brasileiros na estação, acrescentando que a presidente Dilma Rousseff já determinou a reconstrução da base. "Estive lá há um mês e meio, sei das dificuldades, e vamos dar todo apoio para as reformas necessárias na estação", disse o ministro.

Questionado sobre possível falha de segurança no local, Amorim declarou que "somente a perícia pode determinar a causa do incidente". O ministro disse inclusive que até mesmo a família dos dois mortos no incêndio, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha, reconheceram que havia segurança na base brasileira. Ainda sim, ela será redobrada para a nova instalação, garantiu Amorim.

O titular da Defesa agradeceu aos governos do Chile, Argentina, Polônia e Peru pela ajuda ao Brasil neste momento, com o resgate e acolhimento aos brasileiros, acrescentando que o Brasil irá contar com a ajuda de outros países para retomar as pesquisas.

"Hoje em dia muita coisa se faz pela internet, e muito pode ter sido salvo. A perda maior é a de vidas humanas, que se sacrificaram para salvar o material, mas infelizmente não conseguiram", disse Amorim.

A previsão para a chegada dos corpos dos dois militares é na quarta-feira. O Avião da FAB já partiu para Punta Arenas, no Chile, e irá esperar uma janela para chegar até a base e resgatar os corpos, o que deve ocorrer, se tudo der certo, nesta terça-feira.

A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

Avião da FAB com os brasileiros chegou ao Rio à 1h desta segunda-feira
Avião da FAB com os brasileiros chegou ao Rio à 1h desta segunda-feira
Foto: Marcus Vinícius Pinto / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade