PUBLICIDADE

Aviação de Caça Brasileira completa 79 anos com inovações

22 abr 2014 - 18h20
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Nesta terça-feira comemora-se o dia da Aviação de Caça
Nesta terça-feira comemora-se o dia da Aviação de Caça
Foto: Sargento Johnson / Agência Força Aérea

Um dos segmentos mais emocionantes da Força Aérea Brasileira (FAB), a Aviação de Caça completa nesta terça-feira 79 anos de atuação. A data é simbólica porque marca a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça (GAVCA) na Campanha da Itália. Na ocasião, o grupo fez quarenta e quatro missões de guerra, resultando na destruição de mais de cem alvos como pontes, balsas, veículos motorizados e fortificações.

Assim, a data sintetiza o esforço de pilotos brasileiros, liderados pelo então tenente-coronel Nero Moura, para a expulsão definitiva dos inimigos do Vale do Rio Pó, no norte da Itália. 

Desde então, a Aviação de Caça Brasileira evoluiu em seus equipamentos, táticas e técnicas. A aeronave GRIPEN, no Projeto FX-2, é a representação do avanço na capacitação técnica. 

Aniversário da aviação de Caça da Força Aérea Brasileira:

O desenvolvimento de mísseis como o MAR (Míssil Anti-radiação) e o A-Darter (de Quinta Geração) são demonstrações do poder militar da Aviação de Caça.  "A Aviação de Caça vive tempos de profundos avanços. Os resultados recentes do emprego de bomba de precisão mostraram a capacidade homem-máquina na precisão das intervenções ar-solo, elevando, cada vez mais, o poder de dissuasão nacional", enfatizou o comandante-geral de Operações Aéreas da FAB, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade