PUBLICIDADE

Autoridades bolivianas investigam saída ilegal de 65 menores para o Brasil

24 jul 2013 - 14h55
Compartilhar

Sessenta e cinco menores deixaram a Bolívia rumo ao Brasil de maneira irregular este ano, em um esquema que está sendo investigado após a prisão de um juiz que emitia autorizações de viagem, informou nesta quarta-feira o defensor regional do Povo, Hernán Cabrera.

"Não sabemos onde estão as crianças, não temos maiores informações e estamos à espera dos requerimentos fiscais. São 65 menores e todos são casos de saídas ilegais", afirmou Cabrera à AFP, defensor do Povo do departamento de Santa Cruz (leste), na fronteira com o Brasil.

O juiz Gabriel Pereira, do povoado boliviano de Puerto Suárez, que faz fronteira com o Mato Grosso, está detido, pois "emitia ordens irregulares de saída dos menores de idade e foi constatado que (Pereira) está totalmente envolvido", disse Cabrera.

"O juiz está detido em Palmasola", uma prisão de Santa Cruz, 900 km a leste de La Paz, afirmou o defensor.

A lei boliviana estabelece que os menores de 17 anos podem deixar o país com a autorização dos pais ou tutores, ou com a garantia de duas pessoas consideradas responsáveis pela justiça.

Nos 65 casos registrados entre fevereiro e junho deste ano não há autorização de pais ou as assinaturas podem ter sido falsificadas, de acordo com as primeiras considerações da procuradora de Santa Cruz, Margoth Vargas, que indicou que os menores têm entre 2 e 17 anos de idade.

"Foi dito que estavam sendo levados para se juntarem aos seus pais no Brasil. Mas não sabemos, pode ser que tenham sido levados para outros fins", afirmou Vargas ao jornal El Deber de Santa Cruz.

Cerca de 500.000 bolivianos vivem no Brasil, dos quais de 50.000 a 100.000 estão "em situação de escravidão", principalmente em confecções, segundo afirmou em março passado o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano.

Ambos os países compartilham 3.133 km de fronteira comum.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade