PUBLICIDADE

Aumento de casos de estupros no Brasil é 'alarmante', diz Dilma

Segundo a presidente da República, violência contra a mulher é "uma vergonha que a sociedade brasileira precisa superar"

5 nov 2013 - 16h54
(atualizado às 16h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff classificou como "alarmantes" os dados do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na segunda-feira pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam um crescimento de 18,17% nos casos de estupro registrados no Brasil em 2012, totalizando 50.617 no ano passado. Em sua página no Twitter, Dilma disse que seu governo é "defensor intransigente da igualdade de direitos entre mulheres e homens".

"São alarmantes os dados do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de que mais de 50 mil estupros foram registrados no Brasil em 2012. (...) Lutamos incansavelmente contra a violência que atinge as mulheres", disse Dilma.

Segundo a presidente, a alta nos registros também é reflexo da criação de um canal direto para denúncias por parte da Secretaria Especial de Polícias para as Mulheres, através do serviço telefônico 180. "Mas sabemos que estes registros são, infelizmente, subestimados", admitiu.

"A violência contra a mulher é uma vergonha que a sociedade brasileira precisa superar. Para isso é necessário: o fim da impunidade dos agressores, o combate implacável ao preconceito sexista, o respeito às diferenças e o apoio e acolhimento às vítimas", declarou a presidente no Twitter.

Segundo Dilma, a Lei Maria da Penha foi "um grande passo" para solucionar o problema, ao tornar crime a agressão contra a mulher. Por fim, a presidente citou o programa Casa da Mulher, recém lançado pelo governo federal, que, segundo ela, "será outro instrumento para o combate efetivo à violência contra a mulher". "As Casas da Mulher reúnem num único lugar a delegacia da mulher, os juizados e as varas, as defensorias, as promotorias e a equipe psicossocial de apoio às vítimas de violência. É projeto conjunto com os governos estaduais, as prefeituras e a Justiça", disse Dilma, que anunciou que os editais para a construção das unidades do programa em 26 capitais serão publicados nesta semana.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade