PUBLICIDADE

Acabou o horário de verão! Acerte seus relógios

Populações de 10 Estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio

20 fev 2016 - 10h04
(atualizado em 21/2/2016 às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Terminou à 0h deste domingo (21) o horário de verão. As populações dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal devem de atrasar o relógio em 1h.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o principal objetivo da medida é a redução da demanda entre as 18h e 21h. O método visa aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão estação, reduzindo o consumo de energia.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), no horário de verão a demanda cai, em média, de 4% a 5% e poupa o País de sofrer com as consequências de uma sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano.

De acordo com o ONS, o País economizou R$ 162 milhões durante o horário de verão deste ano. A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico.

A expectativa inicial do ONS, no início do horário de verão, era de uma economia de R$ 240 milhões em função da diminuição de geração térmica. O operador ainda não explicou porque a meta não foi atingida.

O horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o Carnaval, caso em que é transferido para o domingo seguinte.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade