PUBLICIDADE

Associações afirmam que vão à Justiça contra lei antifumo

8 abr 2009 - 09h38
(atualizado às 09h40)
Compartilhar

Associações de bares e restaurantes informaram que entrarão na Justiça contra a lei antifumo, aprovada na terça-feira pela Assembléia Legislativa de São Paulo, assim que ela for sancionada pelo governador José Serra (PSDB). A proposição proíbe o fumo em locais fechados no Estado, como bares e restaurantes. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) consideram a lei inconstitucional e afirmam que a medida prejudicará seus associados.

O diretor jurídico da Abrasel, Percival Maricato, afirma que os bares estão virando "ambientes conflituosos" devido à proibição do fumo. Ele afirmou que a instituição vai argumentar na Justiça que a regulamentação relacionada ao fumo não cabe ao Estado.

O diretor da Abresi, Marcus Vinícius Rosa, defende a posição da Abrasel. Para ambos, uma solução melhor seria o fechamento de áreas para fumantes em salas com paredes de vidro e equipadas com exaustor. A fabricante de cigarros Souza Cruz também defendeu a proposta.

A Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga), no entanto, se diz "em favor de tudo o que é saudável". O primeiro secretário da entidade, Sauro Scarabotta, afirmou que, em outros países, leis parecidas foram implantadas e, após um impacto negativo, os próprios fumantes passaram a gostar da idéia.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade