PUBLICIDADE

Árvore de Natal da Lagoa é finalmente inaugurada o Rio de Janeiro

12 dez 2015 - 23h59
Compartilhar
Exibir comentários

A árvore de Natal flutuante que detinha o recorde Guinness como maior do mundo finalmente foi inaugurada na noite deste sábado no Rio de Janeiro, com tímidos 53 metros de altura por causa do acidente sofrido após fortes ventos que atingiram a estrutura em novembro.

Com a temática "O Natal da Renovação", a estrutura de 350 toneladas foi equipada com 2,5 milhões de lâmpadas, que iluminarão as águas lagoa Rodrigo de Freitas, em um evento coroado com um show de fogos de artifício de mais de meia hora e debaixo de chuva.

O espetáculo atraiu milhares de pessoas de todos os lugares do mundo que o observaram das margens da lagoa protegidas da chuva por seus guarda-chuvas.

Os espectadores puderam ver como a iluminação da árvore variava, passando de gotas de chuva a estrelas de diversos tamanhos, para flocos de neve, como parte de uma reflexão sobre a renovação ao longo do ciclo da vida.

O autor da cenografia desde sua primeira edição, em 1996, Abel Gomes, quis acrescentar este ano parte da essência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, fazendo com que as luzes formassem a imagem de um mapamundi, em referência aos "sentimentos de paz, fraternidade e união entre os povos", explicou a organização em comunicado.

Gomes, que também fará parte da organização dos espetáculos de abertura e fechamento da Rio 2016, quis retratar a capacidade do ser humano de "se reinventar e seguir em frente", esse "milagre da renovação que faz como que tudo comece outra vez".

Como parte do espetáculo, um carrilhão eletrônico de origem italiana, semelhante ao usado na Basílica de São Pedro (no Vaticano), reproduziu melodias natalinas, espetáculo musical que irá se repetir ao longo dos dias em horários programados.

A base da Árvore da Lagoa, de 810 metros quadrados, conta com 11 gigantescas boias de metal de 2,44 metros de altura e que pesam entre 12 e 16 toneladas cada um.

A árvore, que será iluminada todas as noites até o dia 6 de janeiro, era certificada pelo livro Guinness dos Recordes como a maior do mundo sobre a água, mas foi reestruturada após o acidente que aconteceu durante sua montagem, devido ao forte vento e que impediu que fosse inaugurada este ano no dia 28 de novembro, como estava inicialmente programado.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade