PUBLICIDADE

Apreensões de armas de fogo no RJ crescem em 2015

Pistolas e fuzis representam o maior número de armas retiradas das ruas nos primeiros cinco meses deste ano

2 jul 2015 - 16h49
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários
As pistolas e os fuzis representaram o maior número de apreensões esse ano.
As pistolas e os fuzis representaram o maior número de apreensões esse ano.
Foto: George Frey / Getty Images

Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro divulgou um relatório nesta quinta-feira (2) que aponta crescimento das apreensões de armas de fogo em todo o estado. Das 3.989 armas de fogo apreendidas entre janeiro e maio deste ano, 1.683 eram revólveres, representando 42% do total; 1.533 eram pistolas (39%); 174 fuzis (4%) e 49 metralhadoras e submetralhadoras (1%).

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 11%, totalizando 383 armas a mais retiradas das ruas. Em média, de janeiro a maio deste ano, onze revólveres, dez pistolas e um fuzil foram apreendidos por dia em todo o estado.

Siga o Terra Notícias no Twitter

As pistolas e os fuzis representaram o maior número de apreensões esse ano. As pistolas tiveram um aumento de 35% quando comparado aos cinco primeiros meses de 2014, representando mais 309 armas apreendidas – em 2014 foram 1.224 e, neste ano, 1.533. Já os fuzis tiveram um aumento de 51% no mesmo período, o número saltou de 115 para 174. A Capital Fluminense lidera com 126 apreensões (72%), seguida da Grande Niterói com 25, depois vem a Baixada Fluminense com 16 e, por último, o interior do estado com sete armas.

Ainda em relação a cidade do Rio de Janeiro, 56% das apreensões de fuzis foram concentradas nos bairros de Água Santa, Tomás Coelho, Piedade, Rocha Miranda, Coelho Neto, Madureira, Bangu, Senador Camará, Vicente de Carvalho, Costa Barros, Acari e Ricardo de Albuquerque. Todos esses bairros possuem comunidades que ainda não foram contempladas pelo processo de pacificação. Na análise das apreensões de fuzis nos bairros mencionados, foram identificadas algumas comunidades que integram os chamados conjuntos de favelas Complexo do Dezoito, Complexo da Serrinha, Complexo de Camará, Complexo do Chapadão, Juramento e Pedreira. Ao longo do tempo, a disputa dos territórios entre criminosos e em confronto com forças policiais, implicou no uso de armas com alto poder letal.

O relatório “Apreensão de Armas de Fogo” do ISP foi elaborado com base nos microdados das informações disponíveis nos registros de ocorrências das Delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro junto com informações da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O que você precisa saber para começar o seu dia (02/07):
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade