PUBLICIDADE

Após retomar voos, TAM suspende operações no Uruguai novamente

14 jun 2011 - 08h54
(atualizado às 11h09)
Compartilhar

Após uma ligeira melhora nas condições meteorológicas envolvendo a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehye, a TAM retomou as operações no Uruguai por volta das 9h, mas voltou a cancelar os voos a partir das 11h. Os trabalhos nos aerportos de Buenos Aires (Argentina) permanecem suspensos, segundo a companhia.

Cinzas vulcânicas causam transtornos em voos internacionais
Cinzas vulcânicas causam transtornos em voos internacionais
Foto: Tarlis Schneider/Agência Freelancer / Especial para Terra

Veja os direitos dos passageiros com os cancelamentos de voos

Veja por que o vulcão paralisa a aviação

O avanço da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue na região sul do continente provoca o cancelamento de voos para a Argentina e o Uruguai em aeroportos de todo o País. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), oito dos 48 voos internacionais previstos para deixar o País até as 9h foram cancelados, o que corresponde a 16,7% do total. Outros três (6,3%) sofreram atraso superior a 30 minutos.

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), registrou o cancelamento de quatro partidas para Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). Outros quatro voos provenientes dos países vizinhos também foram cancelados.

Apesar de a Força Aérea Brasileira (FAB) ter informado que a nuvem de cinzas vulcânicas havia chegado no final da tarde de segunda-feira aos municípios gaúchos de Bagé e Pelotas, além de parte da Lagoa dos Patos, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), operava normalmente. Dois voos que viriam de Montevidéu e um de Buenos Aires foram cancelados.

Ontem, as companhias TAM e Gol cancelaram todos os voos de e para Buenos Aires e Montevidéu. A Gol também cancelou os voos programados com origem e destino em Rosário, na Argentina.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou que todos os passageiros com voos marcados com saída ou chegada nos aeroportos da região Sul do Brasil façam consultas com as companhias aéreas sobre a disponibilidade das operações antes de se dirigirem aos terminais. A mesma orientação deve ser seguida pelos passageiros com destino a aeroportos de Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade