PUBLICIDADE

Após confronto, MST discute segurança de acampados em PE

23 fev 2009 - 13h56
Compartilhar

A direção do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) em Pernambuco estava reunida, às 13h30, para decidir como garantir a segurança das quase 100 famílias acampadas nas fazendas Consulta e Jabuticaba, no interior do Estado. No sábado, um conflito resultou na morte de quatro seguranças da fazenda.

"Eles eram pistoleiros da fazenda contratados para fazer massacre. O dono da fazenda Jabuticaba contratou 15 pistoleiros para evitar que o pessoal reocupasse a área", disse o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim. "As famílias que continuam acampadas estão sendo ameaçadas permanentemente."

Ele disse que vai pedir apoio do Estado para garantir a proteção policial às famílias. "Depois do Carnaval, esperamos a visita do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da ouvidoria agrária para ver que providências estão sendo tomadas", comentou.

O impasse na região dura oito anos. Há 15 dias, os sem-terra haviam sido retirados da Fazenda Consulta, mas voltaram para a área. "Volta e meia tem reintegração de posse e despejo. Já houve uns cinco ou seis despejos", disse Jaime.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade