PUBLICIDADE

Após acidente, ANP proíbe Chevron de perfurar poços no Brasil

23 nov 2011 - 18h35
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Após 16 dias de vazamento de petróleo no mar do Rio de Janeiro, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou nesta quarta-feira a suspensão das atividades da petroleira americana Chevron, responsável pela operação do Poço de Frade, na Bacia de Campos. A proibição de perfurar novos poços de petróleo somente poderá ser revogada quando forem esclarecidas as causas e responsabilidades do acidente, além da empresa garantir o restabelecimento das condições de segurança na plataforma.

A ANP também negou à petroleira o pedido de perfurar um novo poço no Campo de Frade, onde ocorre o vazamento, com o objetivo de atingir o pré-sal. A diretoria da agência reguladora entendeu que a tentativa de chegar à plataforma implica riscos mais graves do que os ocorridos no poço onde houve o derramamento de petróleo, já que o pré-sal é mais profundo do que a zona de onde vazou óleo.

A medida da ANP, no entanto, não envolve as ações da Chevron no local onde houve derramamento de petróleo. Segundo a assessoria da reguladora, a diretoria da ANP identificou negligência por parte da petroleira na apuração de um dado considerado fundamental na perfuração de poços - a pressão do líquido no poço a ser perfurado - e na execução do chamado "plano de abandono".

O presidente da Chevron no Brasil, George Buck, que participa hoje de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, afirmou que a petroleira ainda não foi informada oficialmente da decisão da ANP, mas disse que vai "seguir todas as normas e leis do governo brasileiro e suas agências".

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade