PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após apagão, País tem recorde de demanda de energia elétrica

26 nov 2009 - 13h08
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou que nesta quarta-feira, cerca de duas semanas após o apagão que colocou 18 Estados às escuras, o Brasil atingiu o maior volume de demanda de energia elétrica da história do País. Ao todo, foram 66,7 mil MW.

"Ontem foi recorde de demanda em torno de 15h30. É um recorde de todos os tempos de consumo. Foram 66,7 mil MW", disse.

Chipp, que em audiência pública no Senado disse que, em 30 anos de experiência, nunca havia tomado conhecimento de um blecaute como o de novembro, dada a raridade do episódio, afirmou nesta manhã a parlamentares que é absolutamente antieconômico um eventual sistema de segurança para garantir pelo menos 4 mil MW de energia por meio de usinas térmicas. O sistema funcionaria como mecanismo de socorro em caso de pane na hidrelétrica de Itaipu.

De acordo com o funcionário, os custos de manter as térmicas em funcionamento diário seriam de até R$ 600 milhões por mês.

"Para eu ter uma segurança que suporte esse tipo de contingência de probabilidade remota precisaria reduzir o carregamento que chega a Tijuco Preto na ordem de 4 mil MW. Isso custa R$ 600 milhões por mês. É um absurdo para essa probabilidade remota dessa contingência", observou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade