PUBLICIDADE

Oposição: apagão serve pra dar um "cala boca" no governo

11 nov 2009 - 12h18
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Marina Mello
Direto de Brasília

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou nesta quarta-feira o blecaute que atingiu ontem a noite alguns estados do País e disse que esta é a prova de que problemas no setor elétrico podem ocorrer em qualquer governo.

Apagão atingiu 18 Estados, incluindo São Paulo
Apagão atingiu 18 Estados, incluindo São Paulo
Foto: Reinaldo Marques / Terra

O oposicionista ao governo Lula se referiu ao período de apagão no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e defendeu que o problema registrado ontem seja investigado o mais rápido possível. "Este problema mostra fragilidade do setor e serve pra calar a boca daqueles que criticaram o apagão do governo Fernando Henrique", disse. "Fica claro que um apagão pode acontecer em qualquer governo", afirmou.

Na visão de senador, o problema precisa ser apurado e também suas conseqüências. "Vamos torcer para que as conseqüências não sejam maiores", disse.

Falta de Luz
Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, por volta das 22h30 de terça-feira, todas as 18 unidades geradoras da usina da usina começaram a "rodar no vazio", ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. De acordo com o Ministério das Minas e Energia, o problema atingiu pelo menos 18 Estados, mas não especificou todos. Os confirmados são Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre e Santa Catarina. Em alguns Estados, a situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário, duas das linhas vão do Paraná a Itaberá, no sul de São Paulo, e outra liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade